Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quinta-feira, 06-10-2022
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremioDesigndeLivro

Prémio Design de Livro

Prémio Design de Livro
Prémio Design de Livro

 O Prémio Design de Livro foi criado em 2017 com o objetivo de promover o design e a qualidade de produção dos livros, valorizar o trabalho de editores, autores, designers, empresas gráficas e de todos aqueles que contribuem para o resultado final, conseguindo o melhor encontro entre conteúdo e forma no livro impresso. 

Podem candidatar-se os designers, os editores ou as gráficas, sendo o prémio entregue ao designer (entidade individual ou coletiva) do livro selecionado.  São elegíveis os livros que tenham tido a primeira edição nos 12 meses posteriores à data de encerramento do concurso anterior: quer publicados em Portugal ou em qualquer outro país, com design de autor português, quer publicados em Portugal, com design de autor estrangeiro residente em Portugal.

O Prémio tem um valor pecuniário de 5000 euros. São ainda atribuídas duas menções especiais, cada uma no valor de 1500 euros.

Ao júri do Prémio Design de Livro cabe ainda selecionar os candidatos  ao concurso internacional Best Book Design from All Over the World, promovido pela fundação alemã Buchkunst, que premeia anualmente 14 livros de todo o mundo.  A DGLAB pode submeter a este concurso internacional um total de 20 obras, pelo que o júri do Prémio Design de Livro tem a possibilidade de selecionar, para além do livro vencedor e das duas menções especiais, um conjunto adicional de livros.  Os livros candidatos de todos os países são expostos durante as feiras internacionais do livro de Leipzig, em março, e de Frankfurt, em outubro.

O Regulamento do Prémio Design de Livro, inicialmente publicado em 2017, foi entretanto atualizado: consulte as linhas gerais de funcionamento do Prémio: Despacho n.º 3500/2022 (DR n.º 59/2022, Série II de 2022-03-24)

Conheça os vencedores das várias edições deste prémio:

2022 | 2021 2020 | 2019 | 2018


Marca gráfica do Prémio Design de Livro: Normas gráficas | Imagens