Texto do Conteúdo
LIVRO VENCEDOR
751 – O tempo não consome a eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da Silva
Autor: Helena Teixeira da Silva
Fotografias: Miguel Nogueira e Bárbara Moreira
Editora: Câmara Municipal do Porto
Impressão: Gráfica Maiadouro
Formato: 150 x 270 mm
Nº de páginas: 548
Tiragem: 1000 ex.
ISBN: 978-989-99871-8-0
O júri do prémio considerou que "o livro revela um sentido inventivo de design, articulando nas suas escolhas formais e técnicas um objecto final económico nos meios, complexo na estrutura e delicado no resultado. O projecto apresenta uma organização exemplar que conduz bem a multiplicidade dos conteúdos: cartas, textos institucionais, posts, testemunhos, documentos, reproduções de obras de arte, um manifesto, uma nota metodológica, uma biografia. A escolha dos materiais, a adequação da gramagem do papel, as qualidades tácteis traduzem-se num objecto leve e flexível. Através destas opções projectuais, numa interpretação expressiva, mas discreta, constrói-se um retrato do homenageado que lhe serve de tema."
Imprimere, Arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional
Textos: AAVV
Coordenação editorial: Rúben Dias, Sofia Meira
Editora: Imprensa Nacional – Casa da Moeda / ESAD
Impressão: INCM
Formato: 360 x 224 mm
Nº de páginas: 291
Tiragem: 2000 ex.
ISBN: 978-989-8829-412
Segundo o júri, "na obra evoca-se um imaginário tipográfico, encenando um conjunto de técnicas e tradições da história da imprensa. Destaca-se a forma clara como se recupera e demonstra um conjunto de técnicas e tradições da história da imprensa. O design é assumido aqui como veículo expressivo de pedagogia."
Caldas 77 – IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal
Autores: Paula Pinto, David-Alexandre Guéniot, Verónica Metello
Editora: Ghost Editions
Impressão: Gráfica Maiadouro
Formato: 165 x 240 mm
Nº de páginas: 464
Tiragem: 400 ex.
ISBN: 978-989-54422-0-1
Relativamente a este livro, o júri referiu que "manipula material de arquivo, construindo com imensa liberdade um objecto documental, onde imagem, texto, elementos da paginação e espaços convencionais do livro são subvertidos. O design alia de forma expressiva e lúdica as suas escolhas com a dimensão pedagógica do livro."
Consulte a Ata da reunião do júri do Prémio Design de Livro 2019, composto por Sofia Gonçalves, Vera Velez, Jorge Moreira e Mário Moura:
Para além do vencedor do Prémio Design de Livro e dos dois distinguidos com menções especiais, foram ainda selecionados pelo júri mais 14 livros para serem apresentados à competição Best Book Design from All Over the World, da fundação alemã Buchkunst. Consulte a lista dos 17 livros selecionados para a edição de 2020 do concurso internacional.