Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 15-06-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosaConcurso

Prémios Literários a Decorrer

Prémios Literários a Decorrer

PRÉMIO LITERÁRIO ALBERTINO DOS SANTOS MATIAS

Promovido pela Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo (Canas de Senhorim, Nelas), e tendo uma periodicidade bienal, este prémio procura dar a conhecer a personalidade de Albertino dos Santos Matias e os valaores universais por este defendidos. Os interessados podem candidatar-se e enviar o seu original, via CTT ou e-mail, até 30 de junho de 2024. Consulte mais informações e o regulamento do prémio.


PRÉMIO LITERÁRIO SANTOS LESSA 2024

O Prémio Literário Santos Lessa 2024 é uma iniciativa do Orfeão de Matosinhos (OMI) com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa. As candidaturas deverão ser apresentadas até dia 7 de julho de 2024. A obra vencedora será anunciada pelo Orfeão de Matosinhos no dia 06 de outubro de 2024. Consulte o Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO AUGUSTO D’ORNELAS

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos atribui o Prémio Literário “João Augusto d’Ornelas”, prestando homenagem à memória do escritor câmara-lobense do século XIX. O Prémio tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita; defender e valorizar a língua portuguesa; promover e incentivar a criação literária. Prazo de candidaturas termina a 19 de julho de 2024. Consulte o regulamento e condições de participação.


PRÉMIO LITERÁRIO FLORBELA ESPANCA

O Município de Vila Viçosa organiza, desde o ano de 1981, o Prémio Literário Florbela Espanca com o objetivo de homenagear a vida e a obra da poetisa calipolense, bem como de promover e premiar obras literárias inéditas de expressão portuguesa no âmbito da poesia e da ficção. O Prémio Literário Florbela Espanca 2024 realiza-se na na modalidade de Ficção. Os trabalhos concorrentes (cinco exemplares) deverão ser entregues na Câmara Municipal de Vila Viçosa,até 15 de setembro de 2024. A obra premiada será editada com a chancela da autarquia numa tiragem de 500 exemplares e o autor receberá um prémio no valor de 2.500 euros. Mais informações e regulamento disponíveis aqui.


PRÉMIO LITERÁRIO AFONSO LOPES VIEIRA 3ª Edição

A terceira edição do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira irá distinguir obras literárias, inéditas e não publicadas, nos géneros Conto e Novela. Redigidos em língua portuguesa, por autores maiores de idade, os trabalhos a concurso serão avaliados por um júri composto por cinco elementos representantes do Município de Leiria, do Politécnico de Leiria, da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da Associação Portuguesa de Escritores. O valor monetário do prémio é de 5 mil euros, e os trabalhos a concurso deverão ser entregues até 15 de setembro de 2024. Promovido pelo Município de Leiria, com periodicidade bienal, este prémio tem como objetivo homenagear e divulgar o poeta leiriense e homem da cultura, Afonso Lopes Vieira, bem como incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita. Para mais informações pode ser consultado o regulamento de participação aqui.