PRÉMIO LITERÁRIO ARMANDO BAPTISTA-BASTOS - 3.ª Edição
Instituído pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, o prémio pretende homenagear um dos mais importantes prosadores do século XX português, e com fortes relações, bibliográficas e pessoais, ao território da Freguesia. Os originais devem ser remetidos à avaliação do júri até 31 Maio de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO FERNANDO NAMORA
O Prémio Literário Fernando Namora, promovido pela Sociedade Estoril Sol com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, destina-se a galardoar uma obra de ficção (romance ou novela), de
autor português e de língua portuguesa, editada pela primeira vez em 2024, desde
que o escritor não tenha sido premiado nas três edições anteriores. O prazo para apresentação de candidaturas termina a 31 de maio de 2025. Consulte o Regulamento.
CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO 2025
INo âmbito do trabalho de promoção da escrita e da leitura em língua portuguesa, assim como das culturas dos países membros da CPLP (Comunidades de Países de Língua Portuguesa), a Câmara Municipal da Trofa anuncia o lançamento de mais uma edição do Concurso Lusófono da Trofa - Conto Infantil "Prémio Matilde Rosa Araújo", iniciativa que conta com o apoio do Camões I.P. (Instituto da Cooperação e da Língua). Os trabalhos a concurso poderão ser entregues até 31 Maio de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO DE ESCRITA PARA TEATRO JOSÉ MENA ABRANTES
O Prémio de Escrita para Teatro José Mena Abrantes tem como objetivo incentivar e valorizar a produção de textos teatrais em língua portuguesa, promovendo a arte cénica como veículo cultural. A iniciativa é organizada pelo próprio Prémio de Escrita para Teatro José Mena Abrantes e destina-se a cidadãos dos PALOP e de Timor-Leste com idade mínima de 18 anos. As inscrições decorrem online ate às 19h de 30 de maio (horário de Angola). Consulte o Regulamento e as Perguntas Frequentes.
PRÉMIO LITERÁRIO MANUEL ALEGRE - 5.ª Edição
A Associação Académica de Coimbra anuncia a quinta edição do Prémio Literário Manuel Alegre, um concurso aberto a todos os estudantes do Ensino Superior Português. Esta iniciativa visa incentivar a criação literária entre jovens escritores anónimos, premiando obras no género conto. O prazo para apresentação de candidaturas termina a 1 de junho de 2025. O vencedor será premiado com 2 000€ e verá a sua obra publicada. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO PRÉMIO PEN PORTUGAL 2025
Estão abertas as candidaturas aos Prémios PEN Portugal 2025, que este ano distinguem obras nas categorias de Poesia e Narrativa. Os escritores e editoras interessados podem submeter as suas candidaturas até 23 de junho de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE
Criado em 2014, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é o maior prémio de literatura infantil nacional, com um valor de 25.000 euros para cada uma das categorias, texto e ilustração. São admitidas ao Prémio na categoria de Texto todas as obras submetidas por via eletrónica entre o dia 18 de fevereiro e o dia 1 de abril de 2025 inclusive. São admitidas ao Prémio na categoria de Ilustração todas as obras que forem submetidas por via eletrónica até ao dia 24 de junho de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO NORTEAR 2025
O Prémio Literário / Nortear - Jovens Escritores/Mocidade Escritora do Norte de Portugal
- Galiza é uma iniciativa conjunta da CCDR NORTE, I.P. (Portugal), da Consellería de
Cultura, Lingua e Xuventude da Xunta de Galicia (Espanha) e do Agrupamento Europeu
de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia - Norte de Portugal. Podem candidatar-se ao Prémio Nortear todas as pessoas singulares, com plena capacidade
jurídica, residentes, nascidos ou registados na região Norte de Portugal ou na Galiza, com
idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos. Serão admitidas a concurso todas as obras apresentadas até às 23h59 (hora de Espanha)
do dia 30 de junho de 2025, na Plataforma Nortear. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO PADRE JOSÉ JÚLIO ESTEVES PINHEIRO - 2.ª Edição
O Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro é promovido pela Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro, em colaboração com o Município de Almeida e visa homenagear o patrono e incentivar a expressão literária multilingue.. Os trabalhos devem ser submetidos até 30 de junho de 2025 e podem assumir as formas de conto, crónica, ensaio, romance ou poesia. O tema desta edição é “Fronteiras” e podem concorrer autores de qualquer idade ou nacionalidade, desde que apresentem apenas um trabalho, original e inédito, redigido em português, francês ou espanhol. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO ARNALDO FRANÇA - 8.ª Edição
De 2 de maio a 30 de junho, estão abertas as candidaturas à 8.ª edição do Prémio Literário Arnaldo França. O galardão, instituído e promovido em parceria pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e pela Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), tem como propósito a promoção da língua portuguesa e do talento literário em Cabo Verde. Podem concorrer ao Prémio textos originais e inéditos, no domínio da prosa literária, em língua portuguesa, cujos autores sejam cidadãos cabo-verdianos ou residentes em Cabo Verde há mais de 5 anos, que não tenham sido apresentados a nenhum outro concurso com decisão pendente. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO AUGUSTO d'ORNELAS - 5.ª Edição
Promovido pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, encontra-se a decorrer até ao dia 19 de julho de 2025 o prazo para entrega de trabalhos à quinta edição do Prémio Literário João Augusto d'Ornelas. Esta iniciativa tem como objetivo promover a criação literária, fomentar o gosto pela leitura e escrita, e valorizar a língua portuguesa. A modalidade a concurso é a prosa sob a forma de conto, redigida em língua portuguesa, e destina-se a todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO NACIONAL DE POESIA DA VILA DE FÂNZERES
Instituido pela Junta de Freguesia de Fânzeres, o prémio, de carácter anual, destina-se à divulgação de novos e consagrados valores da poesia nacional. Serão admitidas a concurso todas as obras apresentadas até ao dia 31 de julho de 2025. Consulte o Regulamento.