Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 23-07-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosaConcurso

Prémios Literários a Decorrer

Prémios Literários a Decorrer
PRÉMIO LITERÁRIO CIDADE DE ALMADA  36ª Edição

Promovido pelo município de Almada, este prémio tem por objetivo incentivar a criatividade literária, premiando uma obra inédita de um autor português, nas modalidades de romance e poesia. Em 2024, a modalidade a concurso é romance. O prazo decorre de 1 a 31 de julho. O prémio tem o valor de cinco mil euros. Informação através do email bibl.mun.alm@cm-almada.pt. Regulamento disponível em cm-almada.pt/bibliotecas.


PRÉMIO LITERÁRIO MARIA ROSA COLAÇO  19ª Edição

Promovido pelo município de Almada, este prémio tem por objetivo homenagear a escritora de literatura infantojuvenil, e incentivar a criatividade literária, premiando uma obra inédita de um autor português, nos domínios da literatura infantil e literatura juvenil. Em 2024, a modalidade a concurso é literatura juvenil. O prazo decorre de 1 a 31 de julho. O prémio tem o valor de cinco mil euros. Informação através do email bibl.mun.alm@cm-almada.pt. Regulamento disponível em cm-almada.pt/bibliotecas.


PRÉMIO LITERÁRIO MANUEL TEIXEIRA GOMES

O Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes é promovido pela Câmara Municipal de Portimão, com o objetivo de promover e estimular a criação literária, na modalidade literária novela. As candidaturas poderão ser enviadas até ao dia 31 de julho. Consulte o Regulamento.



PRÉMIO LITERÁRIO HERNÂNI CIDADE 

O Prémio Literário Hernâni Cidade é instituído pelo Município de Redondo com o intuito de homenagear a vida e a obra do autor que dá nome ao Prémio, bem como de incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e o enriquecimento da língua portuguesa. O concurso decorre entre 31 de maio e 11 de agosto. Consulte o Regulamento.



PRÉMIO LITERÁRIO ARNALDO FRANÇA

O Prémio Literário Arnaldo França é promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), e tem como propósito a promoção da língua portuguesa e do talento literário em Cabo Verde, bem como homenagear a destacada figura da literatura e cultura cabo-verdiana, Arnaldo França. As candidaturas decorrem entre 1 de julho e 31 de agosto. Consulte o Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO FLORBELA ESPANCA

O Município de Vila Viçosa organiza, desde o ano de 1981, o Prémio Literário Florbela Espanca com o objetivo de homenagear a vida e a obra da poetisa calipolense, bem como de promover e premiar obras literárias inéditas de expressão portuguesa no âmbito da poesia e da ficção. O Prémio Literário Florbela Espanca 2024 realiza-se na na modalidade de Ficção. Os trabalhos concorrentes (cinco exemplares) deverão ser entregues na Câmara Municipal de Vila Viçosa,até 15 de setembro de 2024. A obra premiada será editada com a chancela da autarquia numa tiragem de 500 exemplares e o autor receberá um prémio no valor de 2.500 euros. Mais informações e regulamento disponíveis aqui.


PRÉMIO LITERÁRIO AFONSO LOPES VIEIRA 3ª Edição

A terceira edição do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira irá distinguir obras literárias, inéditas e não publicadas, nos géneros Conto e Novela. Redigidos em língua portuguesa, por autores maiores de idade, os trabalhos a concurso serão avaliados por um júri composto por cinco elementos representantes do Município de Leiria, do Politécnico de Leiria, da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da Associação Portuguesa de Escritores. O valor monetário do prémio é de 5 mil euros, e os trabalhos a concurso deverão ser entregues até 15 de setembro de 2024. Promovido pelo Município de Leiria, com periodicidade bienal, este prémio tem como objetivo homenagear e divulgar o poeta leiriense e homem da cultura, Afonso Lopes Vieira, bem como incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita. Para mais informações pode ser consultado o regulamento de participação aqui.


PRÉMIO LITERÁRIO VS. – ERNESTO SAMPAIO  3ª Edição

O Prémio Literário VS. – Ernesto Sampaio tem por objectivo impulsionar a memória deste escritor e promover a publicação de autores de literatura portuguesa. A sua periodicidade é anual e está aberto à recepção de obras inéditas de qualquer género literário. O prémio consiste na edição da obra, no ano seguinte ao da deliberação do seu vencedor, na VS. Editor e do respectivo pagamento de direitos de autor sobre as vendas. Candidaturas de 19 de Junho de 2024 a 19 de Setembro de 2024. Consulte o Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO ANTÓNIO MENDES MOREIRA

O Prémio Literário António Mendes Moreira é uma iniciativa da Câmara Municipal de Paredes que tem como objetivo contribuir e estimular a produção e divulgação literária junto da população. Esta iniciativa vai distinguir textos inéditos a editar pelo Município na Revista Orpheu Cultural de Paredes do próximo ano. Os textos devem ser enviados para o email da Biblioteca Municipal de Paredes (biblioteca@cm-paredes.pt) até ao final do mês de setembro de 2024. Consulte o Regulamento


PRÉMIO LITERÁRIO IMPRENSA NACIONAL/ VASCO GRAÇA MOURA | POESIA - 10.ª Edição

O Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura é instituído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e realiza-se anualmente. Distingue, rotativamente, trabalhos inéditos nas áreas de atuação onde Vasco Graça Moura se destacou: Tradução, Ensaio e Poesia. Na edição deste ano estão a concurso trabalhos inéditos na área da Poesia. As candidaturas decorrem entre 15 de julho e 30 de setembro. Consulte o Regulamento