PRÉMIO VERGÍLIO FERREIRA
Criado pela Universidade de Évora (UÉ) em 1997, com o objetivo de homenagear o escritor que lhe dá nome, o prémio tem como propósito distinguir anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa, com destaque para os géneros de narrativa e/ou ensaio. As candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2025, atribuído pela UÉ, podem ser submetidas até ao dia 30 de dezembro de 2024. Para mais detalhes, consulte as informações disponíveis aqui.
PRÉMIO FRANCISCO CANAIS ROCHA
Com uma periodicidade trienal, o Prémio Francisco Canais Rocha visa homenagear a vida e o legado de Francisco Canais Rocha, figura marcante na luta pela Liberdade, pelos direitos dos trabalhadores e pela democracia. Destina-se a galardoar trabalhos de investigação sobre a história do movimento operário e sindical português, promovendo o estudo e a continuidade do labor historiográfico nesta área. As candidaturas decorrem até 31 de dezembro de 2024. Consulte as normas de participaçao aqui.
PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO GASPAR SIMÕES - VIII Edição
O Prémio Literário João Gaspar Simões, instituído bienalmente pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, tem como objetivo promover a criação de obras originais em língua portuguesa, bem como divulgar o nome do seu ilustre patrono. Em cada edição, cabe ao municipio determinar o género literário a concurso, assim como as finalidades e especificidades. As candidaturas podem ser enviadas até ao dia 31 de dezembro de 2024. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO DE ECOPOESIA "PONTE DO GUADIANA" - 3.ª Edição
O Prémio de Ecopoesia Ponte do Guadiana é promovido pela Asociación C. Santiago Aguaded Landero (ACSAL) e pela Fundação Caja Rural del Sur, e tem como objetivo premiar obras poéticas inéditas, bem como promover o intercâmbio linguístico e cultural na euro-região Alentejo-Algarve-Andaluzia e, por extensão, na Península Ibérica. O prazo para submissão de candidaturas decorre de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2024. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO DA SILVA CORREIA 2024
O Prémio
João da Silva Correia é uma iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira e concebida para promover a criação
literária portuguesa, identificando e premiando novos talentos da literatura,
dando-lhes a oportunidade de verem a sua obra publicada. Este prémio, lançado
em 2006, tem o nome do escritor e jornalista sanjoanense João da Silva Correia
(1896-1973), autor do romance "Unhas Negras". Decorre
até ao dia 31 de dezembro de 2024 o prazo para envio de originais. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO DE POESIA DE OEIRAS
O Prémio de Poesia de Oeiras é instituído pela Câmara Municipal de Oeiras e tem como principal objetivo promover a poesia no seio dos países de língua portuguesa, contribuindo para o alargamento das literacias e para a promoção do livro e da leitura. Os trabalhos, tanto na modalidade de "consagração" como na modalidade de "revelação", deverão ser entregues entre o dia 15 de outubro de 2024 e o dia 15 de janeiro de 2025. Consulte mais informações aqui.
PRÉMIO LITERÁRIO EMÍLIA PAIVA DINIS
A Junta de Freguesia de Faia criou o Prémio Literário Emília Paiva Dinis em homenagem à professora Emília Dinis, reconhecida pela sua dedicação, integridade e coragem ao defender as suas convicções face aos poderes instituídos da época. Nesta primeira edição, o concurso destina-se à poesia de tema e forma livres. Podem participar autores maiores de 18 anos, com a apresentação de um único poema inédito. Os trabalhos devem ser enviados até 15 de fevereiro de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO ATEAGINA
O Prémio Ataegina - Categoria Conto Original, na sua sétima edição, distingue o melhor conto de ficção especulativa em língua portuguesa, nos géneros de fantasia, ficção científica e horror. Organizado pela Editora Imaginauta, Editorial Divergência, The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction e Fórum Fantástico, o prémio oferece ao vencedor a oportunidade de publicação, incluindo numa antologia italiana. As candidaturas estão abertas até 28 de fevereiro de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO CAMILO CASTELO BRANCO
O Prémio Literário Camilo Castelo Branco, instituído e patrocinado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, destina-se a escritores do mundo lusófono e tem como objetivo distinguir uma obra literária escrita em língua portuguesa. O prémio é de periodicidade bienal, e inclui as modalidades de poesia, romance, novela, conto e teatro, sendo reservado a autores de língua portuguesa. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 16 de março de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO VITORINO NEMÉSIO
O Prémio Literário Vitorino Nemésio, instituído pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, tem como propósito homenagear, divulgar e perpetuar o legado de Vitorino Nemésio, um dos mais notáveis poetas e escritores açorianos. Este galardão visa incentivar a criação literária em língua portuguesa, premiando obras de ficção, poesia e não ficção. 6 de janeiro e 7 de março de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO CARLOS DE OLIVEIRA
O Prémio Literário Carlos de Oliveira é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cantanhede, com o objetivo de promover e homenagear o autor que imortalizou a região da Gândara na história da literatura, bem como incentivar a criação literária em língua portuguesa. As candidaturas, em prosa inédita – conto ou romance –, podem ser submetidas até 28 de março de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO DE FICÇÃO CIENTÍFICA MARIANO GAGO | ERA UMA VOZ
O Prémio de Ficção Científica Mariano Gago é uma iniciativa da Associação Era Uma Voz, cujo objetivo é homenagear José Mariano Gago através da criação literária na área da ficção científica. Este prémio associa este género literário a uma personalidade absolutamente determinante na vida cultural, política e científica do nosso país. O prazo para a entrega das candidaturas termina no dia 31 de março de 2025. Consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO ANTÓNIO AUGUSTO COSTA SIMÕES
Este prémio foi instituído pela Câmara Municipal da Mealhada com o propósito de promover a criação literária em língua portuguesa, assim como divulgar novas obras e autores. Estão a concurso obras na modalidade de romance, com destaque para temáticas diretamente ligadas ao concelho da Mealhada. Os trabalhos devem ser submetidos entre 1 de janeiro e 31 de março de 2025. Para mais informações, consulte o Regulamento.
PRÉMIO LITERÁRIO PROFESSOR ADRANO MOREIRA - 4.ª Edição
O Prémio Literário Professor Adriano Moreira é uma iniciativa da Comissão Executiva Permanente de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira do concelho de Bragança, que tem como objetivo valorizar a Língua Portuguesa e a sua interculturalidade, incentivando a criação literária como veículo de comunicação e liberdade de expressão ao serviço dos povos da Lusofonia. O prazo limite para envio dos trabalhos termina a 30 de abril de 2025. Consulte o Regulamento.