Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quinta-feira, 15-04-2021
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosLiterarios

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                  

PRÉMIO LITERÁRIO FRANCISCO DE SÁ DE MIRANDA - POESIA
Instituído pela Câmara Municipal de Amares, destina-se a autores maiores de 18 anos com obras editadas em livro e cuja primeira edição tenha ocorrido durante os dois anos civis anteriores ao ano a que se refere o concurso, escritas em língua portuguesa. Até 23 de abril de 2021. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO MANUEL ALEGRE - CONTO
Promovido pela Associação Académica de Coimbra visa incentivar a criação de obras literárias por parte de escritores anónimos que sejam estudantes matriculados em qualquer instituição de ensino superior português. A primeira edição do prémio Manuel Alegre premiará obras literárias, na área do conto. candidaturas encontra-se aberta até dia 26 de abril de 2021. Informações.


PRÉMIO LITERÁRIO MARIA ROSA COLAÇO - LITERATURA INFANTIL
Promovido pela Câmara Municipal de Almada, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço visa homenagear esta ilustre escritora de literatura infantojuvenil e incentivar a criatividade literária, premiando uma obra inédita, de um autor português, nos domínios da Literatura Infantil e Literatura Juvenil. Em 2021, o género literário a concurso é a Literatura Infantil. As obras originais deverão ser remetidas entre 1 e 30 de abril. Normas de participação.


PRÉMIO LITERÁRIO CIDADE DE ALMADA - POESIA
Promovido pela Câmara Municipal de Almada, o Prémio Literário Cidade de Almada, na sua 33.ª edição, tem como objetivo incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita, de um autor português, nas modalidades de Romance e Poesia. Em 2021, a modalidade a concurso é a Poesia. As obras originais deverão ser remetidas entre 1 e 30 de abril de 2021. Normas de participação.


PRÉMIO NACIONAL DE CONTO JOÃO DE ARAÚJO CORREIA
A este Prémio, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal do Peso da Régua e a Tertúlia João de Araújo Correia, poderão concorrer cidadãos nacionais e estrangeiros sem limite de idade com trabalhos originais e inéditos. Até 30 de abril de 2021. Regulamento.


PRÉMIO LEYA - ROMANCE

O Prémio LeYa tem por objetivo incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa, independentemente da sua nacionalidade, e destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido apresentada em nenhum outro concurso com decisão pendente. Até ao dia 30 de abril de 2021. Regulamento.


PRÉMIO AURÉLIO SOARES CALÇADA
Promovido pela Família de Aurélio Soares Calçada, em parceria com o Município de Tondela, contando com a associação de várias entidades e instituições ligadas ao concelho, tem o propósito de premiar trabalhos que incidam sobre  aspectos da vida cultural, social, económica, histórica ou monográfica do Concelho de Tondela. Segundo Os trabalhos podem abranger as seguintes áreas: Ficção Literária; Estudos Monográficos; Investigação Histórica – arqueologia, arquitectura, artes, cultura, gastronomia, património, recolha histórica sobre acontecimentos, personalidades e outros; Audiovisuais – fotografia, documentário, filme e vídeo; Artes performativas – música, instalação, teatro. Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 30 de abril de 2021. Regulamento.


NOVOS TALENTOS FNAC

Música, escrita, fotografia, cinema, ilustração e videojogos são as categorias a concurso. Candidaturas até 30 de abril. Mais informações.


PRÉMIO DE LITERATURA JUVENIL FERREIRA DE CASTRO - CONTO, RELATO DE VIAGEM
Iniciativa da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, é destinado aos jovens portugueses e luso-descendentes das Comunidades Portuguesas, a jovens portugueses residentes no estrangeiro e a jovens PALOP, nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-20 anos (Escalão B). Na presente edição os géneros a concurso são o conto e o relato de viagem.
Entrega de trabalhos até 24 de maio. Regulamento. Quaisquer esclarecimentos poderão ser solicitados para o endereço eletrónico: apnljfc@esfcastro.pt


PRÉMIO IMPRENSA NACIONAL / FERREIRA DE CASTRO
O concurso, organizado pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, S.A., INCM, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, MNE, através do Gabinete da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesa, distingue trabalhos inéditos de ficção, poesia e ensaio apresentados por portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro. As obras concorrentes devem ser apresentadas entre 1 de abril e 30 de maio. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO DA LUSOFONIA PROFESSOR ADRIANO MOREIRA - CONTO OU ROMANCE
Promovido pelo Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira, a edição de, 2020-2021 a distinguir trabalhos inéditos, originais, não publicados em formato papel e/ou em plataformas digitais, nem concorrentes a outro concurso, na modalidade de ficção – conto ou romance. Podem concorrer a este Prémio os cidadãos de nacionalidades portuguesa, lusófona ou outra nacionalidade, maiores de idade. Os trabalhos a concurso devem ser enviados até ao dia 31 de maio de 2021. Regulamento.



GRANDE PRÉMIO DE TRADUÇÃO LITERÁRIA FRANCISCO MAGALHÃES 
Promovido pela Associação Portuguesa de Tradutores tem o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Autores e destina-se a galardoar uma tradução em português europeu, editada em 2020, podendo também contemplar, a propósito dela, o conjunto da obra de um tradutor. Candidaturas entre 12 de abril e 31 de maioRegulamento.


CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO
Promovido pela Câmara Municipal da Trofa em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo celebra uma nova edição em 2021. Continua a aposta na promoção da literatura e ilustração infantis, este ano, com novidades no regulamento. Até 31 de maio.


PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ LUÍS PEIXOTO - CONTO
Atribuído pelo Município de Ponte de Sor, é aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa, e ainda a cidadãos naturais e ou residentes em países de língua oficial portuguesa e destina-se, este ano, a premiar trabalhos inéditos na área do conto. Podem concorrer jovens que completem 25 anos de idade até ao dia 31 de Dezembro do ano a que respeita o prémio. A edição deste ano é referente ao Conto e terá algumas alterações excecionais ao regulamento (ver aqui). O prazo de entrega das obras a concurso é o dia 30 de junhoRegulamento.


PRÉMIO ANTÓNIO DE MACEDO - FICÇÃO ESPECULATIVA
«O Prémio António de Macedo tem como objectivo promover a ficção especulativa em Portugal na forma de romance em Língua Portuguesa e homenagear um grande nome da nossa literatura e cinematografia. Apenas podem concorrer textos inéditos, em língua portuguesa, respeitando o Acordo Ortográfico de 1945 e submetidos pelos próprios autores. Todos os textos submetidos deverão estar inseridos no género da ficção especulativa: Terror, Fantasia ou Ficção Científica. A mistura com outros géneros e sub-géneros, de ficção especulativa ou outros, é encorajada. Candidaturas até 30 de JunhoRegulamento.»


PRÉMIO INTERNACIONAL BOOKS & MOVIES - LITERATURA DE VIAGENS
«No âmbito do BOOKS & MOVIES – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, a Câmara Municipal de Alcobaça promove a 8ª edição do Prémio Internacional Books & Movies. Este ano, estará a concurso a modalidade ROTEIRO DE VIAGEM ESCRITO no âmbito da Literatura de Viagens, subordinado ao tema "Dê Lugar ao Amor", sentimento universal que ocorre em todos os lugares.» Candidaturas até 30 de junhoMais informações. Regulamento



PREMIO LITERARIO NORTEAR - RELATO CURTO
«Iniciativa conxunta da Agrupación Europea de Cooperación Territorial Galicia – Norte de Portugal, a Consellería de Cultura, Educación e Universidade da Xunta de Galicia e a Direção Regional de Cultura do Norte [...]. Este premio, pretende distinguir, tódolos anos, obras literarias orixinais, co obxectivo de estimular o lanzamento de novos escritores, incentivar a creatividade literaria entre os mozos residentes na Eurorrexión Galicia – Norte de Portugal e promover a circulación e distribución de obras literarias alén fronteiras. Poden candidatarse ao Premio Nortear todas as persoas con plena capacidade xurídica, nacidas e/ou empadroadas na Rexión Norte de Portugal ou en Galicia, con idades comprendidas entre os 16 e os 36 anos. O Premio Literario será dedicado a obras orixinais e inéditas, escritas en lingua portuguesa, segundo o novo acordo ortográfico, e en lingua galega, segundo a normativa ortográfica vixente publicada pola Real Academia Galega, e versará sobre o xénero do relato curto, e terá unha dotación económica de tres mil euros (3000 €) para o/a gañador/a. A presentación das candidatura será online na web da Plataforma Nortear: https://nortear.gnpaect.eu/. Serán admitidas a concurso todas as obras presentadas ata as 23:59 (hora española) do día 30 de xuño de 2021. Cada candidato non poderá presentar máis de dúas obras ao concurso.»



PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO AUGUSTO D'ORNELAS - CONTO
Instituído pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, o Prémio é de tema livre, devendo «estar patente no enredo, direta ou indiretamente, no mínimo, uma alusão às vinhas e/ou vinho Madeira, cuja cultura é uma marca da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos», e destina-se a obras inéditas e individuais. A entrega dos trabalhos deverá ocorrer entre 01 de abril a 19 de julho de 2021. Regulamento e ficha de inscrição.


PRÉMIO LITERÁRIO ALVES REDOL - CONTO E ROMANCE
Instituído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o Prémio Literário Alves Redol destina-se a trabalhos inéditos nas modalidades de conto e romance. O prazo de entrega das obras a concurso é o dia 31 de agosto de 2021. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO MÉDIO TEJO - ROMANCE, POESIA E NÃO-FICÇÃO
Promovido pela Médio Tejo Edições, podem candidatar-se ao Prémio Literário do Médio Tejo todos os cidadãos, sem limitações de idade, nascidos num dos 13 concelhos do Médio Tejo, bem como os seus descendentes. Também serão aceites candidaturas de residentes há mais de um ano. Destina-se a originais nas categorias: romance, poesia e não-ficção. Candidaturas até 30 de setembro de 2021. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO LUÍS MIGUEL ROCHA - ROMANCE
Criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Porto Editora, destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em outro concurso. Entrega de candidaturas até 1 de outubro de 2021. Regulamento.