Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 28-09-2020
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosLiterarios

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                  

PRÉMIO LITERÁRIO IMPRENSA NACIONAL/EUGÉNIO LISBOA
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. (INCM) organiza um concurso para a atribuição de um prémio literário, designado Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa, que tem como propósito a promoção e preservação da língua portuguesa e do talento literário em Moçambique, através da seleção de trabalhos inéditos de grande qualidade, bem como homenagear Eugénio Lisboa, enquanto cidadão e homem de cultura nascido em Moçambique. Entrega de obras a concurso até 28 de setembro. Regulamento.

GRANDE PRÉMIO DE POESIA TEIXEIRA DE PASCOAES APE/C. M. DE AMARANTE
Instituído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e patrocinado pela C. M. de Amarante, destina-se a galardoar bienalmente uma obra em português e de autor português, publicada integralmente e em 1.ª edição nos anos 2018 e 2019. Consideram-se publicadas em 1.ª edição as obras que, mesmo não o sendo, integram conteúdos novos – livros autónomos, desde logo –, que claramente as diferenciam das colectâneas precedentes. O Prémio destina-se a Obras Completas de Poesia ou Antologias Poéticas de autor, devendo ser entregues no decurso do mês de Setembro próximo. Regulamento.


PRÉMIO DE POESIA OEIRAS
Instituído pelo Município de Oeiras, tem por objetivo galardoar trabalhos de poesia de autores de língua portuguesa, consensualmente reconhecidos pela sua elevada qualidade literária. O Prémio Consagração destina-se a autores de língua portuguesa com obras literárias que tenham sido publicadas em Portugal ou nos restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no último ano, ou que estejam em vias de publicação (pré-publicação ou impressão) por parte de uma editora com reconhecida representatividade no panorama nacional do país de origem do autor. O Prémio Revelação traduz-se na edição da obra premiada com o apoio do Município de Oeiras, e destina-se a autores de Língua Portuguesa, residentes em Portugal ou qualquer um dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com obras literárias que sejam inéditas e cuja qualidade literária será avaliada pelo júri do concurso. As candidaturas ao “Prémio de Poesia Oeiras” estão abertas a todos os residentes nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). A receção das obras terá lugar até ao dia 23 de outubro de 2020 e só são admitidas a concurso as obras apresentadas sob anonimato. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO DA SILVA CORREIA - POESIA

Instituído pelo município de São João da Madeira, destina-se a obras poéticas inéditas. Entrega dos trabalhos a concurso até 30 de outubro de 2020. Regulamento.


PRÉMIO INTERNACIONAL DE POESIA ANTÓNIO SALVADO - CIDADE DE CASTELO BRANCO

Instituído pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, visa premiar obras poéticas inéditas, obrigatoriamente escritas em Língua Portuguesa ou em Língua Espanhola. Admissão dos originais a concurso entre os dias 5 de julho e 31 de outubro de 2020. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO MARIA VELHO DA COSTA - FICÇÃO NARRATIVA
Instituído pela SPA [Sociedade Portuguesa de Autores], o Prémio Literário Maria Velho da Costa visa homenagear a escritora que foi cooperadora destacada e exemplar desta associação e tem a finalidade de distinguir obras primeiras, de ficção narrativa, inéditas e não publicadas. Os originais deverão ser entregues até ao dia 31 de Outubro. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO GASPAR SIMÕES - ROMANCE OU NOVELA
Instituído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, o Prémio Literário João Gaspar Simões, relativo ao biénio 2020/2021, destina-se a obras originais, inéditas, de produção individual e não premiadas anteriormente, do género prosas narrativas sob a forma de romance ou novela.  Podem participar os indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal. Candidaturas até 31 de dezembro de 2020. Regulamento.