Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 20-10-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosLiterarios

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                  

PRÉMIO LITERÁRIO JOAQUIM MESTRE - ROMANCE
Instituído pela ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com apoio do Município de Beja, destina-se a premiar obras de ficção, na modalidade de romance, sendo privilegiadas as temáticas diretamente relacionadas com a região Alentejo. Podem participar autores de nacionalidade portuguesa e autores estrangeiros a residir em Portugal, com mais de 18 anos. Entrega dos originais até dia 31 de outubro de 2019. Regulamento da 2ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre.docx.


PRÉMIO LITERÁRIO VERGÍLIO FERREIRA 2020
Instituído pela Universidade de Évora em 1997, o prémio destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio. As propostas de candidatura devem ser oriundas de universidades em que se desenvolvam estudos de literaturas e/ou de culturas lusófonas ou de instituições culturais relevantes nesses âmbitos. A candidatura deve ser fundamentada com a apresentação do autor e respetiva obra literária. O prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2020, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ), está aberto até ao dia 09 de dezembro de 2019. As propostas podem ser enviadas para a UÉ em suporte papel, dirigidas ao presidente do júri, ou em suporte digital (premiovergilioferreira@uevora.pt). Em suporte papel, deverá ser remetida por via postal para: Presidente do Júri do Prémio Virgílio Ferreira 2020; Prof. Doutor Antonio Sáez Delgado; Escola de Ciências Sociais; Universidade de Évora; Largo dos Colegiais n.º 2; 7004-516 Évora; Portugal.  


PRÉMIO LITERÁRIO FIALHO DE ALMEIDA - CONTOS E ROMANCE
Instituído pela Câmara Municipal de Cuba e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo em colaboração com a Associação Cultural Fialho de Almeida, às modalidades de coletânea de contos e romance. Prazo de entrega dos originais até dia 31 de dezembro de 2019. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO VERGÍLIO FERREIRA - ROMANCE
Instituído pela Câmara Municipal de Gouveia, decorre até ao dia 31 de dezembro de 2019. Nesta edição irá distinguir um original versando na categoria de RomanceRegulamento.


PRÉMIOS DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESCRITORES E ARTISTAS MÉDICOS (SOPEAM)
«Os Prémios Sopeam destinam-se a distinguir obras publicadas ou a publicar depois do último concurso da modalidade, de escritores médicos ou estudantes de medicina, de nacionalidade portuguesa, sócios desta Sociedade». Na categoria da Literatura existem três distinções: O prémio Fialho de Almeida para ficção, o prémio Abel Salazar para ensaio, e o prémio revelação para ficção e ensaio. Os interessados deverão entregar os seus trabalhos até ao dia 28 de fevereiro de 2020. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO DO MUNICÍPIO DE MAFRA - POESIA
Instituído pela Câmara Municipal de Mafra, o Prémio será atribuído, alternadamente, a obras inéditas de poesia e de ficção em prosa. A sua primeira edição decorre no biénio de 2019/ 2020, destinando-se a premiar o melhor trabalho inédito na modalidade de Poesia. Serão admitidos a concurso exclusivamente textos inéditos, escritos em língua portuguesa, da autoria de indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira e de autoria única. A data limite para candidaturas é o dia 30 de abril de 2020. Normas de Participação.