Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quinta-feira, 23-01-2020
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosLiterarios

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                  

PRÉMIO ATAEGINA - CONCURSO NACIONAL DE CONTOS DE FICÇÃO ESPECULATIVA
O Prémio Ataegina tem por objectivo incentivar a produção de obras originais de escritores de nacionalidade portuguesa e destina-se a premiar uma obra inédita de ficção especulativa (termo que inclui géneros como fantasia, ficção científica, terror e weird) na área de conto escrita em português. Candidaturas até 28 de fevereiro. Regulamento.


PRÉMIOS DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESCRITORES E ARTISTAS MÉDICOS (SOPEAM)
«Os Prémios Sopeam destinam-se a distinguir obras publicadas ou a publicar depois do último concurso da modalidade, de escritores médicos ou estudantes de medicina, de nacionalidade portuguesa, sócios desta Sociedade». Na categoria da Literatura existem três distinções: O prémio Fialho de Almeida para ficção, o prémio Abel Salazar para ensaio, e o prémio revelação para ficção e ensaio. Os interessados deverão entregar os seus trabalhos até ao dia 28 de fevereiro de 2020. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO GLÓRIA DE SANT'ANNA 2020 - POESIA

Organizado pelo Grupo de Acção Cultural de Válega em colaboração com várias entidades patrocinadoras, e a Família de Glória de Sant'Anna, destina-se a galardoar o melhor livro de Poesia em Língua Portuguesa editado desde 1 Janeiro de 2019 até 3 de Março de 2020. As inscrições devem ser entregues entre 1 de Dezembro de 2019 e 3 de Março de 2020. Regulamento e boletim de inscrição.


IIº PRÉMIO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL ILÍDIO SARDOEIRA
Instituído pela Junta da União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão, este prémio é aberto à participação de autores de língua portuguesa, a partir dos 18 anos e premiará também a participação, num segundo escalão, de estudantes, jovens autores, dos 15 aos 18 anos, que frequentem o ensino secundário nas escolas do concelho de Amarante. As candidaturas estão abertas até 15 de março de 2020. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO MUNICIPAL ANTÓNIO CELESTINO - CONTO
Criado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Prémio Literário Municipal António Celestino encontra-se aberto à participação de todos/as os/as cidadãos/as portugueses/as maiores de 18 anos. Só serão admitidos à avaliação trabalhos inéditos, escritos em língua portuguesa. Os trabalhos deverão ser remetidos por correio registado para o Centro Interpretativo da Maria da Fonte ou enviados para cultura@mun-planhoso.pt, entre 1 e 30 de abril. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO DO MUNICÍPIO DE MAFRA - POESIA
Instituído pela Câmara Municipal de Mafra, o Prémio será atribuído, alternadamente, a obras inéditas de poesia e de ficção em prosa. A sua primeira edição decorre no biénio de 2019/ 2020, destinando-se a premiar o melhor trabalho inédito na modalidade de Poesia. Serão admitidos a concurso exclusivamente textos inéditos, escritos em língua portuguesa, da autoria de indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira e de autoria única. A data limite para candidaturas é o dia 30 de abril de 2020. Normas de Participação.