Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 01-04-2020
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosLiterarios

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                  


PRÉMIOS PEN CLUBE PORTUGUÊS - NARRATIVA, ENSAIO, POESIA E PRIMEIRA OBRA
Instituído pelo PEN Clube Português, destinam-se a obras publicadas no ano passado. As candidaturas estão abertas de 1 a 30 de abril de 2020. Informações em http://www.penclubeportugues.org/premios-pen-club-portugues-2019/


OCEANOS – PRÉMIO DE LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
As inscrições para a edição de 2020 do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa estão abertas a partir das 12h da segunda-feira, dia 2 de março, até as 23h59 de 5 de abril (domingo) – horário de Brasília. Podem ser inscritos romances, livros de poesia, conto, crónica e dramaturgia publicados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019. Concorrem obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa. As inscrições podem ser feitas pela editora e/ou pelo autor, com o preenchimento da ficha de inscrição, a assinatura digital do Termo de Responsabilidade e a inclusão da obra inscrita em formato PDF no site https://www.itaucultural.org.br/oceanos/, mesmo que tenha sido publicada apenas em versão impressa.


PRÉMIO LITERÁRIO MUNICIPAL ANTÓNIO CELESTINO - CONTO

Criado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Prémio Literário Municipal António Celestino encontra-se aberto à participação de todos/as os/as cidadãos/as portugueses/as maiores de 18 anos. Só serão admitidos à avaliação trabalhos inéditos, escritos em língua portuguesa. Os trabalhos deverão ser remetidos por correio registado para o Centro Interpretativo da Maria da Fonte ou enviados para cultura@mun-planhoso.pt, entre 1 e 30 de Abril. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO DO MUNICÍPIO DE MAFRA - POESIA
Instituído pela Câmara Municipal de Mafra, o Prémio será atribuído, alternadamente, a obras inéditas de poesia e de ficção em prosa. A sua primeira edição decorre no biénio de 2019/ 2020, destinando-se a premiar o melhor trabalho inédito na modalidade de Poesia. Serão admitidos a concurso exclusivamente textos inéditos, escritos em língua portuguesa, da autoria de indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira e de autoria única. A data limite para candidaturas é o dia 30 de Abril de 2020. Normas de Participação.


PRÉMIO LITERÁRIO NACIONAL DIAS DE MELO - ROMANCE, NOVELA, CONTO
Numa iniciativa conjunta do Município das Lajes do Pico e da Ver Açor, Editores, está a ser lançada a 3.ª edição do Prémio Literário Dias de Melo. As categorias a concurso são romance, novela e conto, sendo considerados apenas inéditos. A recepção das obras será feita até 30 de Abril de 2020. Regulamento.


PRÉMIO NACIONAL DE CONTO MANUEL DA FONSECA

Instituído pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o Prémio distingue uma coletânea de contos originais, escritos em língua portuguesa, por autor maior de idade, natural de qualquer país que integre a comunidade lusófona. O período de entrega de obras a concurso vai de 2 de março a 30 de abril. Regulamento.

CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - CONTO INFANTIL
Iniciativa organizada pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, I.P., Este concurso literário internacional aposta na promoção e salvaguarda da literatura infantojuvenil e estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Timor. A concurso estão o Prémio Matilde Rosa Araújo, o Prémio Ilustração e o Prémio Lusofonia. Os trabalhos deverão ser entregues até 31 de Maio de 2020. Regulamento.

PRÉMIO ANTÓNIO DE MACEDO - FICÇÃO ESPECULATIVA
O Prémio António de Macedo tem como objectivo promover a ficção especulativa em Portugal na forma de romance em Língua Portuguesa e homenagear um grande nome da nossa literatura e cinematografia. Apenas podem concorrer textos inéditos, em língua portuguesa, respeitando o Acordo Ortográfico de 1945 e submetidos pelos próprios autores. Todos os textos submetidos deverão estar inseridos no género da ficção especulativa: Terror, Fantasia ou Ficção Científica. A mistura com outros géneros e sub-géneros, de ficção especulativa ou outros, é encorajada. Candidaturas até 30 de Junho. Regulamento.