Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sexta-feira, 28-04-2017
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosLiterarios

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                  

PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ LUIS PEIXOTO - CONTO

Instituído pela C. M. de Ponte de Sor, é aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa,e ainda a cidadãos naturais e ou residentes em países de língua oficial portuguesa que completem 25 anos de idade até ao dia 31 de dezembro do ano a que respeita o prémio. Candidaturas até 28 de abril de 2017Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO NORTEAR 2017 - CONTO
Promovido pela Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria da Junta da Galiza, a Direção Regional de Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, destina-se a todas as pessoas singulares, nascidas ou registadas na região Norte de Portugal ou na Galiza, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos. Candidaturas abertas até 30 de abril de 2017Regulamento.


VI PRÉMIO NACIONAL DE POESIA ANTÓNIO RAMOS ROSA - POESIA

Promovido pelo Município de Faro, com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura, Universidade do Algarve, FNAC e Tertúlia Algarvia, o prémio destina-se a galardoar um livro de poesia escrito em português, publicado integralmente em 1ª edição, em 2016. A data limite para entrega das obras concorrentes decorre até 30 de abril de 2017Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO MARIA ROSA COLAÇO 2017 - LITERATURA INFANTIL
Instituído pela C. M. de Almada, este prémio tem como objetivo homenagear esta ilustre escritora de literatura infanto-juvenil, e incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor português, nos domínios da Literatura Infantil e Literatura Juvenil. Em 2017 podem concorrer obras inéditas de Literatura Infantil. Os trabalhos originais deverão ser enviados até ao dia 30 de  abril  de 2017. Normas de Participação.


PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ SARAMAGO - FICÇÃO, ROMANCE OU NOVELA

Instituído pela Fundação Círculo de Leitores com periodicidade bienal, celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998 ao escritor José Saramago, e destina-se a promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa, através do estímulo à criação e dedicação à escrita por jovens autores da lusofonia. As obras a concurso devem ser enviadas até ao dia 15 de maio de 2017Regulamento.


PRÉMIO INCM/EUGÉNIO LISBOA - PROSA LITERÁRIA
Organizado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a este prémio podem concorrer todos os cidadãos moçambicanos (a residir em Moçambique ou no estrangeiro) ou estrangeiros residentes em Moçambique há pelo menos 10 anos. As obras concorrentes devem ser inéditas e em português. O prazo para entrega dos originais decorre de 1 de fevereiro de 2017 a 31 de maio de 2017Regulamento.


PRÉMIO BRANQUINHO DA FONSECA - LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

Iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, tem como objetivo incentivar o aparecimento de jovens escritores de literatura infantil e juvenil, e é atribuído a duas modalidades: obras de literatura para infância e obras de literatura para a juventude. As candidaturas devem ser apresentadas até 31de maio de 2017RegulamentoFicha de Inscrição.

 

CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - CONTO INFANTIL - PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO

Organizado pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., este Concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infanto-juvenil e da cultura lusófona estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor., e concederá os seguintes Prémios: Prémio Ilustração, Prémio Lusofonia Prémio Matilde Rosa Araújo.  As obras devem ser enviadas até 31 mês de maio de 2017Regulamento.


XVIII CONCURSO DE POESIA AGOSTINHO GOMES
Promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, com a participação da J. de F. de Cucujães, do Núcleo de Atletismo de Cucujães e outras entidades, destina-se a poesias inéditas. Candidaturas até 31 de maio de 2017. Regulamento


PRÉMIO LITERÁRIO SANTOS STOCKLER - CONTO
Promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, o prémio, com um valor de 10 mil euros, «destina-se a galardoar trabalhos inéditos no género conto e subordinados ao tema: “Património: Olhar o Passado Rumo ao Futuro no Concelho de Lagoa”». Podem candidatar-se cidadãos nacionais ou estrangeiros, sendo que as obras devem ser escritas em português. As inscrições estão abertas até ao dia 31 de agosto de 2017Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO JOAQUIM MESTRE - CONTO OU ROMANCE
Promovido pela ASSESTA (Associação de Escritores do Alentejo) em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e apoio da Câmara Municipal de Beja, são aceites a concurso obras de ficção, nas modalidades de conto  ou  romance, sendo  privilegiadas  as  temáticas  directamente  relacionadas  com  a  região  Alentejo. Podem  participar  autores  de  nacionalidade  portuguesa  e
autores  estrangeiros  a  residir  em  Portugal,  com  mais  de  18 anos. Entrega de trabalhos a concurso até 30 de setembro de 2017. Regulamento.