Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 18-01-2021
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosLiterarios

Prémios Literários em Destaque

Prémios Literários em Destaque
                  

PRÉMIO LITERÁRIO MANUEL DE BOAVENTURA 2021 - ROMANCE OU CONTO
Este prémio, de periodicidade bienal, foi instituído pelo Município de Esposende com o intuito de homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura esposendense. Tem o valor de 7 500 euros e contempla a modalidade da criação narrativa de romance ou de conto da autoria de escritores de língua portuguesa. Podem concorrer autores maiores de 18 anos, com obras editadas em livro e escritas em língua portuguesa, cuja primeira edição tenha ocorrido durante o ano de 2020.  Candidaturas de 25 de outubro de 2020 a 15 de janeiro de 2021Regulamento.


PRÉMIO ATAEGINA - CONCURSO NACIONAL DE CONTOS DE FICÇÃO ESPECULATIVA
O Prémio Ataegina resulta do esforço conjunto da Editora Imaginauta, Editorial Divergência, o site The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction e da organização do Fórum Fantástico.  Tem por objectivo incentivar a produção de obras originais de escritores de nacionalidade portuguesa e destina-se a premiar uma obra inédita de ficção especulativa (termo que inclui géneros como fantasia, ficção científica, terror e weird) na área de conto escrita em português. Entrega de trabalhos a concurso até 28 de Fevereiro de 2021. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO GLÓRIA DE SANT'ANNA - POESIA
Instituído pelo Grupo de Acção Cultural de Válega, em colaboração com entidades patrocinadoras e filhos de Glória de Sant'Anna, o Prémio de Poesia denominado “PRÉMIO LITERÁRIO GLÓRIA DE SANT’ANNA”, destina-se a galardoar o melhor livro de Poesia em Língua Portuguesa publicado desde 1 Janeiro de 2020 até 3 de Março de 2021. As inscrições devem ser entregues até 3 de Março de 2021. Regulamento.


PRÉMIO NACIONAL DE POESIA ANTÓNIO RAMOS ROSA
Instituído pelo Município de Faro, o prémio, no valor de €5000 conta mais uma vez com o alto patrocínio da Fundação Milénio BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve e Jornal de Letras. O prazo de entrega das obras concorrentes decorrerá entre 7 de janeiro e 31 de março de 2021 e serão admitidas obras poéticas, em 1.ª edição, publicadas em 2019 e 2020. Regulamento.


PRÉMIO LEYA - ROMANCE
O Prémio LeYa tem por objetivo incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa, independentemente da sua nacionalidade, e destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido apresentada em nenhum outro concurso com decisão pendente. Até ao dia 30 de abril de 2021. Regulamento.


PRÉMIO AURÉLIO SOARES CALÇADA
Promovido pela Família de Aurélio Soares Calçada, em parceria com o Município de Tondela, contando com a associação de várias entidades e instituições ligadas ao concelho, tem o propósito de premiar trabalhos que incidam sobre  aspectos da vida cultural, social, económica, histórica ou monográfica do Concelho de Tondela. Segundo Os trabalhos podem abranger as seguintes áreas: Ficção Literária; Estudos Monográficos; Investigação Histórica – arqueologia, arquitectura, artes, cultura, gastronomia, património, recolha histórica sobre acontecimentos, personalidades e outros; Audiovisuais – fotografia, documentário, filme e vídeo; Artes performativas – música, instalação, teatro. Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 30 de abril de 2021. Regulamento.


PRÉMIO IMPRENSA NACIONAL / FERREIRA DE CASTRO
O concurso, organizado pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, S.A., INCM, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, MNE, através do Gabinete da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesa, distingue trabalhos inéditos de ficção, poesia e ensaio apresentados por portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro. As obras concorrentes devem ser apresentadas entre 1 de abril e 30 de maio. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO ALVES REDOL - CONTO E ROMANCE
Instituído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o Prémio Literário Alves Redol destina-se a trabalhos inéditos nas modalidades de conto e romance. O prazo de entrega das obras a concurso é o dia 31 de agosto de 2021. Regulamento.