Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 23-07-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPDL2018_Vencedores

Prémio Design de Livro 2018

Prémio Design de Livro 2018
                  


LIVRO VENCEDOR


Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão

Autor: João Fiadeiro
Textos de João Fiadeiro, David-Alexandre Guéniot e Romain Bigé
Editora: Ghost Editions
Impressão: Gráfica Maiadouro
Formato: 210 x 290 mm
Nº de páginas: 120
Tiragem: 500 ex.
ISBN: 978-989-20-7985-1

Na sua primeira edição, o Prémio Design de Livro foi atribuído a Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão. Sobre a obra, o júri salientou:  "Partindo do título do próprio livro – Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão –, o projeto gráfico traduz de forma pertinente o conteúdo no objeto final. A edição oferece uma interação múltipla entre leitor e livro, seguindo a lógica do próprio processo de trabalho do artista como performer. De forma simples e elegante, com uma encadernação que surpreende, a cuidadosa escolha de materiais ajuda a distinguir os diferentes conteúdos e perspetivas, a realçar as várias leituras possíveis e a relação entre desenho, texto e ação." 





MENÇÕES ESPECIAIS


Ana / Propósito / Purpose #2

Texto: Ricardo Nicolau
Editora: (Edição de autor)
Impressão: Diário do Porto
Formato: 340 x 240 mm
Nº de páginas: 128
Tiragem: 100 ex.

Relativamente ao livro Ana / Propósito / Purpose, o júri afirmou que este "apresenta um jogo rigoroso entre forma e conteúdo, definido a partir da letra A. Através da variação de escalas e ritmos da própria trama da letra, o grafismo impõe uma leitura absoluta, em contra fibra."




Fiapo
Design: Item Zero

Texto e ilustração: Hellington Vieira
Impressão: Tipografia Dias e Gráfica Maiadouro
Formato: 172 x 240 mm
Nº de páginas: 68
Tiragem: 40 ex.
ISBN: 978-989-208117

A propósito de Fiapo, o júri salientou que "a leveza do desenho é o fio condutor que contrasta com a proporção do objeto, uma forma aparentemente sólida num paralelepípedo de papel  espesso, e usa a página em branco como espaço onde imagem e texto coabitam de forma lúdica. Cuidadosamente impresso em técnicas tradicionais, culmina numa encadernação contemporânea, com bons acabamentos."



Consulte a Ata da reunião do júri do Prémio Design de Livro 2018, composto por Arne Kaiser, Filipa Valladares, Isabel Garcez e Rui Oliveira:

Para além do vencedor do Prémio Design de Livro  e dos dois distinguidos com menções especiais, foram ainda selecionados pelo júri mais 14 livros para serem apresentados à competição Best Book Design from All Over the World, da fundação alemã Buchkunst. Consulte a lista dos 20 livros selecionados para a edição de 2019 do concurso internacional.