Texto do Conteúdo
LIVRO VENCEDOR
L’Esprit Singulier
Textos: Andreia Magalhães, António Saint Silvestre, Martine Lizard, Jorge Vultos Sequeira
Editora: Coleção Treger Saint Silvestre e Centro de Arte Oliva
Impressão: Gráfica Maiadouro
Formato: 230 x 245 mm
Nº de páginas: 216
Tiragem: 500 ex.
ISBN: 978-972-9148-85-9
|
|
O Prémio Design de Livro 2024 foi atribuído ao estúdio Macedo Cannatà, pelo design do livro L’Esprit Singulier. De acordo com o júri, o livro desafia as normas do design gráfico, assim como a arte bruta questiona as barreiras da arte, demonstrando um envolvimento informado e crítico dos designers relativamente ao conteúdo e contexto em que o livro é criado. Propõe-se uma leitura desconfortável que é traduzida na escolha de materiais e tratamento tipográfico, nomeadamente através da distorção de uma tipografia comum — Times New Roman —, assim como no serrilhado do papel que deixa um rasto ao ser folheado, contaminando o leitor com a própria materialidade do livro. O papel escolhido tem um alto índice de mão permitindo que o objeto final seja surpreendentemente leve, apesar do seu formato e tamanho de dimensões consideráveis. Por fim, a capa monocromática e tipográfica é enigmática e atrativa incitando curiosidade sobre o seu conteúdo. O questionamento dos limites de leitura através do desafio à experiência do leitor denotam uma consciência da tecnologia do livro e uma segurança na sua manipulação resultando num objeto interessante e disruptivo.
MENÇÕES ESPECIAIS
Escavadora
Fotografias: Rita Lino
Edição: Rita Lino, Tiago Casanova e Pedro Guimarães
Editora: XYZ Books
Impressão: Gráfica Maiadouro
Formato: 213 x 165 mm
Nº de páginas: 96+8
ISBN: 978-989-53182-9-2
|
|
Relativamente ao livro Escavadora, com design de Inês Nepomuceno, editado por XYZ Books e impresso pela Gráfica Maiadouro, o júri afirma: destacou-se no grupo de livros a concurso pela qualidade da escolha dos materiais, nomeadamente papéis muito contrastantes entre alto brilhante e totalmente mate; pela reprodução irrepreensível das imagens; pelo uso de um verniz de alto brilho, remetendo para a ideia da máquina, que dá título à publicação; e, por fim, a proposta inclusiva de uma capa não-capa que glorifica a ficha técnica — elemento convencionalmente sem destaque e deixado para o final do livro — atribuindo um lugar de distinção não só à artista, autora do livro, mas a todas as pessoas que colaboraram neste projeto editorial.
Mezzocane
Obras: Enzo Cucchi
Texto: Bruno Marchand
Editora: Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
Impressão: Gráfica Maiadouro
Formato: 150 x 100 mm
Nº de páginas: 332
Tiragem: 500 ex.
ISBN: 978-972-137-1
|
|
Quanto a Mezzocane, com design de ilhas studio, editado por Culturgest — Fundação Caixa Geral de Depósitos e impresso pela Gráfica Maiadouro, o júri sublinha: pelo caráter subversivo do seu formato — o formato pequeno, 10×15cm, semelhante a um missal ou livro de horas — obliterando as ideias correntes da monografia de artista, habitualmente pesada e de grandes dimensões. Além disso, o júri destaca a diversidade de papéis utilizados, os tratamentos de imagem em jogos de positivo/negativo, os exercícios com os tamanhos da letra, a linha e a página na composição do texto, bem como a reduzida paleta cromática preta e vermelha, que resultam numa leitura dinâmica e surpreendente.
O júri do Prémio Design de Livro 2024 foi composto por Cláudio Rodrigues, Isabel Duarte, Joana Bravo e Paula Mendes. Consulte a Ata da reunião do júri:
Para além do vencedor do Prémio Design de Livro e dos dois distinguidos com menções especiais, foram ainda selecionados pelo júri mais 17 livros para serem apresentados à competição
Best Book Design from All Over the World, da fundação alemã
Buchkunst. Consulte a lista dos
20 livros selecionados para a edição de 2025 do concurso internacional.