Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 23-07-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPDL2023_Vencedores

Prémio Design de Livro 2023

Prémio Design de Livro 2023
                  


LIVRO VENCEDOR


Poetry as an echological survival
Design: Nuno da Luz

Autor: Nuno da Luz
Textos: Margarida Mendes, Nuno Crespo, Nuno da Luz, Stefan Helmreich
Editora: UCEditora, Documenta/Sistema Solar
Impressão: Maiadouro
Formato:  240 x 165 mm
Nº de páginas: 176
Tiragem:  400 ex.
ISBN: 978-989-9006-72-0


O Prémio Design de Livro 2023 foi atribuído a Nuno da Luz, pelo design do livro Poetry as an echological survival. Este livro  decorre do trabalho de Nuno da Luz apresentado em duas exposições, com o mesmo título, que estiveram patentes, em 2019, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e na Galeria Vera Cortês, em Lisboa. Esta obra, coeditada pela UCEditora e Documenta/Sistema Solar, inclui textos de Margarida Mendes, Nuno Crespo, Nuno da Luz e Stefan Helmreich.

Sobre o livro vencedor, o júri assinalou a harmónica e atenta orquestração do conteúdo, tipografia, selecção de materiais e especificações de produção. A tradução de dados extraídos do movimento das marés no movimento ondulatório da numeração ou a impressão da maior parte do livro a cor azul (exceto dois cadernos a cores, com fotografias da exposição), são alguns dos indicadores que atestam a coerência conceptual do projeto e a atenção ao detalhe. O projecto distingue-se, ainda, pela postura crítica e ecologicamente consciente.





MENÇÕES ESPECIAIS



The Artistic Practice of Luísa Mota
Design: Macedo Cannatà

Autor: Luísa Mota
Edição: Maria Burmester
Editora:  Mousse Publishing
Impressão: Wilco Art Books
Formato:  320 x 225 mm
Nº de páginas: 420
ISBN: 9788867495504


Relativamente à Menção especial atribuída à Macedo Cannatà pelo design do livro The Artistic Practice of Luísa Mota, editado pela Mousse Publishing, o júri afirma que o  “… diálogo entre os designers e a artista resulta num objecto expressivo e sensorial. Foi destacada a força da capa, a lombada idiossincrática, a escolha do papel do miolo e a riqueza cromática. Através de jogos de sequenciação e justaposição das fotografias, do arranjo tipográfico e estrutura de conteúdos, o livro oferece uma experiência fluida de navegação e leitura.”





Cata Log Cata Strofe

Autores: Mattia Denisse, Arthur Dessine
Editora:  Dois Dias edições / Culturgest
Impressão: Wilco Art Books
Formato:  180x110 mm
Nº de páginas: 432
Tiragem: 800 ex.
ISBN: 978-989-53578-1-9

No que se refere à Menção especial atribuída a Sofia Gonçalves pelo design do livro Cata Log Cata Strofe – com desenhos de Mattia Denisse e textos de Artur Dessine – , coeditado pela Dois Dias e Culturgest, o júri afirma Neste livro, que resulta de uma relação bem coordenada entre o design e a edição, destacou-se a articulação entre a estrutura narrativa não-convencional, a composição tipográfica onomatopeica e a paginação cuidada. ​Foi ainda elogiada a economia de meios na produção, expressa nas decisões de formato de bolso e impressão a uma cor, que não comprometem a relação contínua entre a capa, lombada, contracapa e o volume do miolo.






Consulte a Ata da reunião do júri do Prémio Design de Livro 2023,  composto por Clara Vilar, Joana Pestana, João M. Machado e Maria Neves:

Para além do vencedor do Prémio Design de Livro  e dos dois distinguidos com menções especiais, foram ainda selecionados pelo júri mais 17 livros para serem apresentados à competição Best Book Design from All Over the World, da fundação alemã Buchkunst. Consulte a lista dos 20 livros selecionados para a edição de 2024 do concurso internacional.