Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 25-02-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPDL2022_Vencedores

Prémio Design de Livro 2022

Prémio Design de Livro 2022
                  


LIVRO VENCEDOR


A Third Reason
Design: Ana Baliza

Autor: Alexandre Estrela
Edição: Alexandre Estrela e Ana Baliza
Editora: Autopublicado
Impressão: Maiadouro
Formato: 80 x 185 mm
Nº de páginas: 180
Tiragem: 100 ex.


O Prémio Design de Livro 2022 foi atribuído a Ana Baliza, pelo design do livro A Third Reason, de Alexandre Estrela, coeditado por Alexandre Estrela e Ana Baliza.

Sobre o vencedor, o júri considerou que o livro, eximiamente pensado e executado, revela um compromisso sincero com um modelo tradicional de livro – ilustrado por exemplo pela opção pela capa dura –, mas afirmando um caráter disruptivo extremamente consciente, que alia a forma – num desdobramento das páginas em harmónio – com o conteúdo, remetendo claramente para a génese do poema que é apresentado ao longo das páginas, gerado através de recombinações infinitas. Salienta-se ainda o facto de o livro ter sido concebido enquanto um objeto artístico, mas sem abdicar de uma manuseabilidade que propicia uma boa leitura.

O livro reúne uma coleção de poemas gerados por computador, a partir da letra da faixa When I Was Young de Genesis P-Orridge. Este livro fez parte da exposição A Third Reason, de Alexandre Estrela, no espaço RIALTO6.

Ana Baliza é licenciada em Design de Comunicação pela FBAUL. Desde 2008, desenvolve uma prática de design independente, em estreita relação com artistas e entidades culturais.







MENÇÕES ESPECIAIS



1961–1992 Japan
Design: And Atelier 

Editora: Edição de autor 
Impressão: Maiadouro
Formato: 150 x 225 mm
Nº de páginas: 512

Sobre 1961–1992 Japan, o júri refere tratar-se de um exercício exemplar de despojamento e simplicidade, tanto graficamente como a nível editorial, num entrosamento profundo com a temática abordada. Nota-se ainda uma harmonia quase irrepreensível, nas proporções (incluindo o peso), nos materiais e acabamentos escolhidos.




Encontros de Novas Dramaturgias, 5.ª Edição
Design: Macedo Cannatà

Autores: AAVV
Edição: Colectivo 84  
Impressão: Maiadouro
Formato: 210 x 297 mm
Nº de páginas: 1080
Tiragem: 300 ex.
ISBN: 978-989-33-2789-0

Sobre Encontros de Novas Dramaturgias, 5.ª Edição, o júri afirma tratar-se de Um livro avassalador, a nível formal, claramente (com 1080 páginas), mas também de desenho editorial, dando resposta a uma diversidade de contribuições especificamente encomendadas para viabilizar em formato livro a quinta edição do Festival Encontros de Novas Dramaturgias.



Consulte a Ata da reunião do júri do Prémio Design de Livro 2022, composto por Ana Baldaia, Dayana Lucas, Isabel de Lucena e Nuno Ferreira de Carvalho:

Para além do vencedor do Prémio Design de Livro  e dos dois distinguidos com menções especiais, foram ainda selecionados pelo júri mais 17 livros para serem apresentados à competição Best Book Design from All Over the World, da fundação alemã Buchkunst. Consulte a lista dos 20 livros selecionados para a edição de 2023 do concurso internacional.