Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 15-06-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksDiasMundiaisdoLivro

Dias Mundiais do Livro

Dias Mundiais do Livro


Em todo mundo, o livro é especialmente celebrado em dois momentos no ano: o Dia Internacional do Livro Infantil, geralmente celebrado a 2 de abril, e o Dia Mundial do Livro, assinalado a 23 de abril, desde 1996, por decisão da UNESCO.

No dia 2 de abril comemora-se o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

O 23 de abril é uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

A DGLAB celebra anualmente ambas a datas através de várias iniciativas, e também pela produção de cartazes comemorativos.

Saibas mais sobre estas datas e aceda aos cartazes da DGLAB: