Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 15-06-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Dia Internacional do Livro Infantil 2024

Dia Internacional do Livro Infantil 2024

Veja todos os cartazes do Dia Internacional do Livro Infantil


No dia 2 de abril, comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.​A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Como é habitual, para assinalar este dia, a DGLAB disponibilizou um cartaz digital, da autoria da ilustradora Inês Viegas Oliveira, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2023. O cartaz transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: que nos livros cabem todas as histórias e todas as personagens, que nos fazem sonhar e viajar.

Também o IBBY internacional convida anualmente um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. Este ano da responsabilidade do Japão, o texto é da autoria de Eiko Kadono e o cartaz de Nana Furiya.

Inês Viegas Oliveira (Tavira, 1995)

Na tentativa de saber tudo, licenciou-se em Física e depois de meio mestrado em Matemática apercebeu-se que não sabia nada. Fez então uma pós-graduação em Ilustração na UAL, que a deixou mais tranquila. Em 2020 e 2023 foi selecionada para a exposição de ilustradores da Feira do Livro de Bolonha e em 2022 foi finalista dessa mesma exposição.

Faz parte do projeto europeu Every Story Matters, que promove a inclusão através de histórias e livros. O seu primeiro livro, O Duelo, surgiu no âmbito deste projeto, e em 2022 foi publicado pela Planeta Tangerina, tendo vencido o Prémio Nacional de Ilustração no ano seguinte.

A Inês move-se entre a ciência e a arte, o autor e o leitor, a imagem e a palavra, tentando quebrar algumas fronteiras. Continua a fazer muitas perguntas, mas de vez em quando decide parar para escrever ou desenhar.


Materiais para descarregar e/ou imprimir:

Cartaz em JPG [CMYK |31,9 MB]

Cartaz em PDF [CMYK | 108 MB]

Cartaz em JPG [RGB | 28,4 MB]

Cartaz em PDF [RGB | 36,2 MB]

Cartaz em RGB [Web | 8,75 MB]

Marcador de livros em PDF [CMYK | 7,11 MB]