As Menções Especiais foram atribuídas ao atelier Macedo Cannatà, pelo design do livro The Artistic Practice of Luísa Mota e a Sofia Gonçalves, pelo design do livro Cata Log Cata Strofe.
O livro Poetry as an echological survival decorre do trabalho de Nuno da Luz apresentado em duas exposições, com o mesmo título, que estiveram patentes, em 2019, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e na Galeria Vera Cortês, em Lisboa. Esta obra, coeditada pela UCEditora e Documenta/Sistema Solar, inclui textos de Margarida Mendes, Nuno Crespo, Nuno da Luz e Stefan Helmreich.
Sobre o livro vencedor, o júri assinalou “a harmónica e atenta orquestração do conteúdo, tipografia, selecção de materiais e especificações de produção. A tradução de dados extraídos do movimento das marés no movimento ondulatório da numeração ou a impressão da maior parte do livro a cor azul (exceto dois cadernos a cores, com fotografias da exposição), são alguns dos indicadores que atestam a coerência conceptual do projeto e a atenção ao detalhe. O projecto distingue-se, ainda, pela postura crítica e ecologicamente consciente.”
Relativamente à Menção especial atribuída à Macedo Cannatà pelo design do livro The Artistic Practice of Luísa Mota, editado pela Mousse Publishing, o júri afirma que o “… diálogo entre os designers e a artista resulta num objecto expressivo e sensorial. Foi destacada a força da capa, a lombada idiossincrática, a escolha do papel do miolo e a riqueza cromática. Através de jogos de sequenciação e justaposição das fotografias, do arranjo tipográfico e estrutura de conteúdos, o livro oferece uma experiência fluida de navegação e leitura.”

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No que se refere à Menção especial atribuída a Sofia Gonçalves pelo design do livro Cata Log Cata Strofe – com desenhos de Mattia Denisse e textos de Artur Dessine – , coeditado pela Dois Dias e Culturgest, o júri afirma “ Neste livro, que resulta de uma relação bem coordenada entre o design e a edição, destacou-se a articulação entre a estrutura narrativa não-convencional, a composição tipográfica onomatopeica e a paginação cuidada. Foi ainda elogiada a economia de meios na produção, expressa nas decisões de formato de bolso e impressão a uma cor, que não comprometem a relação contínua entre a capa, lombada, contracapa e o volume do miolo.”

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O júri da presente edição foi composto por Clara Vilar, Joana Pestana, João M. Machado e Maria Neves, que avaliou um total de 112 livros admitidos a concurso. Para além dos vencedores, selecionou também mais 17 livros com vista à competição internacional Best Book Design From All Over the World 2024, promovida pela fundação alemã Buchkunst:
- Monsieur Valadares / Ideias com Peso Lda.
- Designing Futures: How can ethics shape design theory and practice / Diogo Lourenço
- Cindy Sherman — Metamorphosis / Márcia Novais
- olho – faísca / Marcia Novais
- Chá nos Açores. Uma tarde na Gorreana / José Albergaria
- Livro de Tijolo / Pedro Mesquita, Filipe Mesquita, Pedro Serrão, Carolina Peres, Carolina Bagulho, Rita Robalinho
- Um Feminismo Decolonial / Rui Silva
- Cemitério das Âncoras / Inês Nepomuceno & Mariana Marques
- Isabel Carvalho: Langages tissés / ATLAS Projectos
- Solvitur Ambulando, Vol. I / Ana Resende (assistida por Nilza Lello e Ema Pinto Oliveira)
- Arte em Espaço Público, Vol. 1 / Ana Resende + Luís Sousa Teixeira (assistidos por Nilza Lello e Ema Pinto Oliveira)
- Mar negro / Bernardo P. Carvalho & Angelina Velosa
- Desenha tudo o que quiseres / Madalena Matoso
- Maria Antónia Siza Leite: 50 Anos Depois / Ana Resende (assistida por Margarida Morais)
- Vicente Gajardo / Studio Eduardo Aires
- Teatro do Mal / And Atelier (João Araújo & Rita Huet)
- Post-normal design: Emergent approaches towards plural worlds / Macedo Cannatà
Valorizar as áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro objeto, tais como o design, a qualidade de impressão e do acabamento, a conceção gráfica e o emprego de materiais, são os objetivos que presidiram à criação do
Prémio Design de Livro, em 2017, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Este prémio anual tem o valor de 5000 euros, tendo as Menções Especiais o valor de 1500 euros.
Os livros selecionados pelo júri constituem a candidatura portuguesa ao prémio Best Book Design from All Over the World, da Stiftung Buchkunst. A candidatura à edição de 2024 deste concurso incluirá assim um total de 20 livros. Os resultados serão conhecidos no início do próximo ano, e os prémios entregues durante a Feira Internacional do Livro de Leipzig, em março 2024, onde os livros candidatos de todos os países estarão expostos no stand da Stiftung Buchkunst. Todos os livros voltarão a estar em exposição em outubro de 2024, desta vez na Feira Internacional do Livro de Frankfurt.
Nota sobre o vencedor:
Nuno da Luz
Oriundo da alta da cidade que beira a margem Norte do estuário do Tejo. Artista sonoro, designer e publicador, a sua prática circunscreve o aural e o visual na forma de instalações, performances e material impresso; ondulando entre ecologias do ruído, escuta atenta, e o fabrico de livros (através da editora ATLAS Projectos, em conjunto com Gonçalo Sena). Recentemente, tem experimentado e especulado sobre formas sonoras de cosmopolítica através do projeto de pesquisa, em curso, “Sobrevivência ec(h)ológica.
In Poetry as an echological survival.