Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 22-05-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksRedeBibliograficaLusofonia

Cooperação - Rede Bibliográfica da Lusofonia

Cooperação - Rede Bibliográfica da Lusofonia

A Rede Bibliográfica da Lusofonia decorreu do Programa de Apoio ao Sector do Livro nos PALOP, estabelecido pela Resolução do Conselho de Ministros nº 133/96 – DR I Série-B de 27 de Agosto. No âmbito da cooperação sectorial na área do livro, dos arquivos e das bibliotecas, foram desenvolvidos inúmeros projetos. Entre eles, o destaque vai, pela sua regularidade, para as Feiras do Livro. No entanto, paralelamente às feiras e por força destas, apoiou-se, nos países onde foi possível a sua realização regular, o surgimento e desenvolvimento das instituições públicas responsáveis pela execução de uma política do livro e da leitura; foi ainda iniciada uma programação de promoção da leitura e de apoio à edição, a primeira executada por ocasião da realização das feiras, a segunda financiada pelos resultados da sua venda.  Também os arquivos nacionais e as bibliotecas públicas (nacionais e municipais) sofreram intervenções, assegurando Portugal que esse desenvolvimento fosse adaptado às realidades locais, possibilitando às instituições que tutelam os projetos o efectivo controlo do seu desenvolvimento.

A Rede Bibliográfica da Lusofonia encontra-se atualmente integrada no sistema de cooperação português, que tem como organismo fundamental o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

 

Linhas de ação que foram desenvolvidas no âmbito do sector do livro:

  • Recuperação e Revitalização de Bibliotecas Nacionais e de Bibliotecas Públicas, bem como de Arquivos Nacionais. As ações tinham como objectivo prioritário apetrechar as referidas instituições com mobiliário e equipamentos diversos, e com fundos documentais;

  • Divulgação e Promoção do Livro Português - Feiras do livro português e outras iniciativas que visavam a promoção da leitura e a divulgação literária e cultura.