Ativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
quinta-feira, 27-03-2025
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Marco Balesteros distinguido em Prémio Internacional de Design de Livro

Marco Balesteros distinguido em Prémio Internacional de Design de Livro
Data :
20/03/2025

​Foram hoje anunciados os vencedores do concurso Best Book Design from all over the World 2025.


A fundação alemã Buchkunst anunciou hoje os vencedores do concurso Best Book Design from all over the World 2025.  Entre os 14 livros distinguidos encontra-se a obra Provisional School for Nothing, com design de Marco Balesteros, à qual foi atribuída uma menção honrosa (honorary appreciation). 

A mais alta distinção do concurso, a Goldene Letter, foi atribuída ao livro Forget Me Not / Vergissmeinnicht, com design de Rudy Guedj, publicado pela Building Fictions de Amesterdão.  

Para além deste, e do já referido livro português, foram ainda premiados mais 12 livros, da  Alemanha, Áustria, China,  Eslováquia, Finlândia, Países Baixos, Polónia, Portugal e Suíça. 

Dois outros livros de design português integraram a short list de 21 títulos: Massa Confusa, com design de Ana Baliza e L'Esprit Singulier, com design de Macedo Cannatà. 

Único no seu género, o concurso Best Book Design from all over the World realiza-se anualmente desde 1963. Desde 1991, a Stiftung Buchkunst (Fundação Alemã para o Design de Livro) é responsável pela sua organização. 

Os prémios não são monetários e destinam-se a estimular um maior diálogo internacional no domínio do design de livros. Só são aceites títulos que já tenham sido premiados no seu país de origem ou que tenham sido recomendados por um grupo de peritos.

Os candidatos portugueses a este concurso, num total de 20 livros, são selecionados no âmbito do Prémio Design de Livro, criado e organizado pela DGLAB. 

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no próximo dia 28 de março, no stand da Stiftung Buchkunst na Feira do Livro de Leipzig. Aqui estarão expostas não apenas as 14 publicações premiadas e as 21 finalistas, mas todas as obras apresentadas a concurso: cerca de 550 livros de 32 países.