Este ano as Bolsas Anuais de Criação estão divididas em 2 candidaturas separadas, num total de 42 bolsas anuais (24 bolsas para a criação literária e 18 bolsas para banda desenhada e literatura infantil e juvenil), cada uma no valor de 15.000,00 euros.
As candidaturas decorrem exclusivamente através de uma plataforma online e devem ser submetidas através do formulário disponível aqui (BCL) e aqui (BD e LIJ) até à data limite.
Podem candidatar-se às bolsas anuais de criação as pessoas singulares, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal e que escrevam em português, com projetos em dramaturgia e escrita teatral, ensaio, ficção-narrativa, poesia, banda desenhada e literatura infantil e juvenil.
A seleção das candidaturas será feita por um júri, assessorado pela DGLAB, constituído por personalidades de reconhecida competência nas modalidades previstas: Afonso Cruz, Dora Batalim, Golgona Anghel, Isabel Lucas, João Dionísio, João Ramalho-Santos, José Bragança de Miranda e Paula Magalhães.
As Bolsas Anuais de Criação Literária 2025 (Portaria n.º 40/2025/1 de 14 de fevereiro) e Bolsas Anuais de Criação em Banda Desenhada e Literatura Infantil e Juvenil 2025 (Portaria n.º 121/2025/1, de 20 de março) destinam-se a apoiar escritores nacionais e residentes em Portugal na concretização de projetos literários e artísticos originais, com o objetivo de estimular a produção de obras inovadoras e de qualidade.
Em conformidade com o disposto nos Regulamentos, a atribuição da bolsa fica dependente da entrega dos documentos atualizados definidos e da assinatura de um Contrato a celebrar entre a DGLAB e o bolseiro.
Para mais informações sobre critérios de seleção, documentação necessária e detalhes sobre as bolsas, consulte os respetivos regulamentos ou contacte a DGLAB através do e-mail: bolsas@dglab.gov.pt ou do telefone 210 037 423.