Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 26-10-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

IV Bolsa de Residência Literária em Madrid – Resultados

IV Bolsa de Residência Literária em Madrid – Resultados
Foto: Margarida Araújo
Data :
02/08/2024

​João Concha é o vencedor da IV Bolsa de Residência Literária em Madrid, atribuída pelo Camões I.P.


​A decisão foi ontem anunciada pelo júri, composto por representantes da Embaixada de Portugal em Espanha, do Camões I.P, da DGLAB e da Residencia de Estudiantes.

Onze retratos, título do projeto, propõe-se retratar a singularidade e, simultaneamente, a diversidade de habitantes da cidade de Madrid – comunidades hispanofalantes, mas também cidadãos oriundos do norte de África ou de países do Leste europeu. A releitura de Dix Portraits (1930), de Gertrude Stein e do poema Retrato de García Lorca, de Alfonsina Storni, terão sido decisivos para a consolidação do projeto. 

Durante a estadia, o autor estará em contacto com outros escritores e, antes do final da Bolsa, prevê-se uma sessão pública de apresentação do seu trabalho na Residencia de Estudiantes

A Bolsa de Residência Literária integra o programa anual de Ação Cultural Externa, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Cultura, e conta com o apoio financeiro do Camões I.P. 

Biografia

João Concha nasceu em Évora, em 1980, e vive em Lisboa desde os dezoito anos. Passou também por Londres onde trabalhou durante algum tempo. Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2004). Estudou artes visuais e ilustração, na Ar.co e no Centro de Imagens e Técnicas Narrativas do Centro de Arte Moderna (Fundação Calouste Gulbenkian). Recebeu a Medalha de Ouro no 3 x 3 International Illustration Show (2017), entre outras distinções atribuídas ao seu trabalho. Foi coeditor da Revista INÚTIL, com Ana Lacerda e Maria Quintans, publicação de escrita e imagem que teve o seu último número publicado em 2012. Fundou a não (edições), projeto dedicado à publicação de poesia e 'livros-objecto', em atividade há mais de dez anos. Publicou poesia, em nome próprio ou sob pseudónimo, em fanzines, revistas e também em livro. Em 2022, recebeu uma Bolsa de Criação Literária da DGLAB para elaborar o seu décimo livro de poemas. Este foi escrito durante o ano de 2023, construindo-se a partir de memórias pessoais relacionadas com as casas em que viveu.

Ricardo Tiago Moura (pseudónimo sob o qual escreve) publicou oito livros de poesia, incluindo Um gato para dois, Epístolas a D., Espaço aéreo e pequena indústria. 

(Foto: Margarida Araújo)