Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 06-07-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

António Ferreira  
[Ponte de Lima, 1885 - Ponte de Lima, 1963]  

António Ferreira (fotografia publicada na Ilustração Portuguesa, nº. 560, 13 Nov. 1916)
Poeta. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, António Ferreira desde cedo revela interesse e inclinação para as Letras. Em 1905 é co-editor do jornal de estudantes intitulado Sinapismos e, dois anos mais tarde, enquanto cursava Direito em Coimbra, colabora no ressurgido semanário limiano O Comércio do Lima (2ª. série) com a secção que designou «Cartas de Estudante».

No começo da sua carreira foi presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, exercendo depois, durante a sua vida profissional, funções judiciais em diversas comarcas do país.
A produção literária de António Ferreira inicia-se em 1916 com Horacianas: Interpretação de Odes e Epodos de Horácio abrangendo também, entre outros aspectos, a tradução do poeta Horácio em Canto Secular (1930), a interpretação de composições de diversos poetas franceses em Musa Histórica (1940), estendendo-se à biografia, ao romance, à história, vindo, no entanto, a distinguir-se como poeta, onde sobressai uma forte influência regionalista, não fosse ele o criador do conceito limianismo.

António Ferreira colaborou na Ilustração Portuguesa, no Archivo Literário, no Almanaque de Ponte de Lima, em diversos jornais e revistas, tendo sido o fundador, em 15 de Fevereiro de 1910, do semanário Cardeal Saraiva, que ainda hoje se publica em Ponte de Lima.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
01/2009