Júlia Nery
[Lisboa, 1939]
Júlia Guilhermina Nascimento Lopes Nery de Oliveira é licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e exerce actividade profissional como professora de Português no ensino secundário.
Iniciou a actividade literária no jornal República, para cuja página «República dos Miúdos» deu colaboração regular em 1953 e 1954. A sua obra reparte-se pela prosa de ficção e pelo teatro, onde patenteia uma certa generosidade na denúncia e compreensão dos problemas humanos de todos os tempos, tanto no domínio da emigração como no do exílio político, como acontece no seu romance O Cônsul, que retrata as andanças e passos do celebrado diplomata português Sousa Mendes que, durante a ocupação da França pela tropas nazis alemãs, se arriscou na salvação de muitos judeus de vários países.
Tem feito algumas adaptações de teatro radiofónico na RDP-Antena 1, a par de um trabalho de dramaturgia de espectáculos destinados ao público escolar no Teatro Experimental de Cascais. Tem vários trabalhos dispersos por jornais e revistas literárias.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999