Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 22-09-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Fernando Campos  
[Águas Santas, Maia, 1924 - Lisboa, 2017]  

Fernando Campos
Professor, investigador, ensaísta e ficcionista. Filho do pintor Alberto da Silva Campos. Licenciou-se em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra. Professor de Humanidades, publicou várias obras didácticas e monografias de investigação etimológica ou de exegese literária. Prosadores Religiosos do Séc XVI, A «Vida de S. Teotónio» Uma Fonte de «Os Lusíadas" e O Arinteiro de El-Rei são alguns desses textos.

Residente em Lisboa, leccionou no ensino secundário, tendo terminado a sua carreira docente na Escola Secundária Pedro Nunes, onde a sua erudição e admirável personalidade humanística lhe conferiram prestígio entre alunos e colegas.

O seu primeiro romance, A Casa do Pó, publicado em 1986, recupera um género (quase) esquecido em Portugal, o do romance histórico. O êxito então alcançado entusiasma, imediatamente, alguns editores estrangeiros, que lhe garantiram edições em França e na Alemanha. A acção do romance desenvolve-se num cenário renascentista, em torno de Frei Pantaleão de Aveiro, personagem inquietante e intrigante que procura a sua identidade. Pontuado pelo rigor e por uma riquíssima capacidade de reconstrução e animização do passado, este romance marca definitivamente a ficção portuguesa contemporânea.

Recebe o Prémio Eça de Queirós, da Câmara Municipal de Lisboa, em 1995.

Psiché, publicado em 1987, é um cativante texto memorialista, construído à volta de uma família. Segue-se-lhe O Pesadelo de dEus (1990), título claramente indiciador da sua temática metafísica e religiosa. A Esmeralda Partida revisita a figura de D. João II.

Está representado em diversas antologias, em Portugal e no estrangeiro, das quais se destacam Imaginários Portugueses, 1992, Europe Come: 15 Racconti per 15 Nazioni (Itália), 1996. Tem colaboração regular no JL: Jornal de Letras Artes e Ideias.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998