António Aragão
[S. Vicente/Madeira, 1921 - Funchal, 2008]
Poeta e pintor. Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, possui também o curso de Biblioteconomia e Arquivismo da Universidade de Coimbra. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou Etnografia na Universidade de Paris, onde fez estágio de Museologia, e frequentou o Instituto Central de Restauro, em Roma, onde se especializou em restauro de obras de arte e estagiou no laboratório de restauro do Vaticano.
Foi director do Arquivo Distrital do Funchal. Realizou o inventário artístico da Madeira, a classificação urbana da cidade do Funchal e a classificação urbana da Ilha de Porto Santo. Dirigiu a recolha etnográfica na Madeira e em Porto Santo e trabalhou, durante vários anos, na elaboração da História da Madeira.
Até 1962 exerceu principalmente actividade criativa como pintor. Em seguida dedicou-se sobretudo à poesia visual, tendo efectuado exposições, em especial no estrangeiro. Foi um dos organizadores dos cadernos de Poesia Experimental l e 2, tendo colaborado em diversas outras publicações de carácter experimental e concretista. Editou a revista Búzio (1956). Participou em acções colectivas, exposições e antologias em Portugal e no estrangeiro. Tem variada colaboração, literária e sobre temas de arte, em diversas revistas e periódicos nacionais e estrangeiros, como: Diário de Notícias do Funchal, páginas literárias do Diário de Notícias de Lisboa e do Comércio do Porto, Linea Sud, Nápoles, Espaço Arte, Funchal, Comércio do Funchal, Letras e Artes e Expresso, de Lisboa.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998