Jorge Fazenda Lourenço
[Covilhã, 1955]
Poeta e ensaísta.
Professor Associado e Coordenador Científico do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, fez o Curso Superior de Jornalismo na Escola Superior de Meios de Comunicação Social (Lisboa, 1982), depois de desistir do curso de Medicina, onde entrou em 1972 e que frequentou até ao 3º. ano.
É Master of Arts in Portuguese pela University of California, Santa Barbara (1989) e Ph. D. em Hispanic Languages and Literatures, pela mesma Universidade, com uma tese sobre A Poesia de Jorge de Sena: Testemunho, Metamorfose, Peregrinação, publicada pelo Centre Culturel Calouste Gulbenkian (Paris, 1998), de cuja obra é co-editor literário. A sua actividade como investigador tem-se centrado nas literaturas dos séculos XIX e XX, no estudo do Bildungsroman e nas questões da modernidade, tendo vindo a publicar trabalhos sobre Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e Jorge de Sena.
Traduziu obras de E. E. Cummings (XIX poemas, 1991), Wallace Stevens (Harmónio, 2006), Giuseppe Ungaretti, Salvatore Quasimodo, Eugenio Montale, Mario Luzi e Charles Baudelaire (O Spleen de Paris, 2007), de quem organizou e prefaciou uma antologia de crítica e ensaio (A Invenção da Modernidade, 2006). Co-editou as actas dos colóquios Guerra Civil de Espanha: Cruzando Fronteiras, 70 Anos Depois (2007), Baudelaire e as Posteridades do Moderno (2008) e Jorge de Sena: Novas Perspectivas, 30 Anos Depois (2009).
Centro de Documentação de Autores Portugueses
05/2013