António Mesquita Brehm
[Lisboa, 1927]
Ficcionista e teatrólogo, Mesquita Brehm é descendente de uma família alemã originária da Baviera. Fez os seus estudos em Lisboa, em cuja Universidade se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas, tendo em seguida sido redactor do jornal O Século. Entretanto, e aos quinze anos, publicara o seu primeiro livro.
Pouco depois de terminado o curso foi para Angola exercer o professorado, tendo-se fixado em Luanda. Aí continuou a sua experiência ficcionista tendo-se dedicado igualmente ao teatro. Fundou o Grupo Experimental Verney e no decorrer dessa experiência escreveu várias peças de teatro editadas e publicadas em Luanda. Em 1961, escreveu aquele que foi o primeiro texto de ficção sobre a guerra colonial, Kambuli: O Despertar da Consciência, que circulou clandestinamente em Angola e em Portugal e acabou apreendido pela PIDE.
Em 1962 tomou parte na tentativa de golpe militar (Luanda, Benguela e Huambo), tendo sido preso juntamente com Manuel Alegre e Silva Araújo na prisão de São Paulo da capital angolana; na cela ao lado estavam presos Luandino Vieira, António Jacinto e António Cardoso. Ainda em Angola veio a fundar a Liga de Apoio aos Presos Políticos, que, após a libertação, recebeu os prisioneiros do Campo de Concentração de São Nicolau, e presidiu às Jornadas para a Renovação do Ensino em Angola.
Regressado a Lisboa, foi nomeado coordenador dos Cursos de Comunicação Social destinados oficialmente à formação e reciclagem de jornalistas das antigas colónias portuguesas de África, projecto que, como tantos outros, estiolaria à falta de meios. Em 1980 e sob o pseudónimo de Vitório Káli, submeteu o romance Jánika: O Livro da Noite e do Dia ao Prémio de Literatura do Círculo de Leitores, que ganhou. A partir daí, abandonou o nome M. Brehm e passou a assinar os seus livros com aquele pseudónimo.
Desde a década de oitenta tem-se dedicado à pesquisa nos campos da metapsíquica e da parapsicologia, actividade que marca as suas obras de ficção.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998