Eduardo dos Santos
[Moimenta da Serra/Gouveia, 1930]
Sociólogo e historiador. Dedicou-se ao estudo dos povos bantos, muito em especial os de Angola, onde foi funcionário administrativo, bem como ao estudo das implicações na África então portuguesa dos movimentos pan-africanistas e do aparecimento do conceito de negritude.
Iniciou os estudos nos seminários do Fundão e da Guarda, tendo-os prosseguido no liceu desta última cidade. Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, chegou a ser ali assistente. Em 1963, licenciou-se no então chamado Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina.
Investigador da Junta de Investigações do Ultramar desde 1962, foi assistente da Missão para o Estudo da Missionologia Africana, colaborador do Centro de Estudos de Etnologia do Ultramar e vogal do Centro de Estudos Históricos Ultramarinos. Foi colaborador do Instituto de Investigação Científica de Angola e subdirector da revista Ultramar.
Tem colaboração dispersa por esta revista e ainda por outras ligadas ao mesmo tema, tais como Garcia de Orta e Studia. É co-autor da colectânea, editada pelo Instituto de Investigação Científica de Angola e continuada pelo Instituto de Investigação Científica Tropical, Angolana: Documentação sobre Angola, na qual foi responsável pela compilação do 1º. vol. (1968) e pela pesquisa, selecção e anotação dos 3º. e 4º. (1976, 1995). Colaborou também no Atlas Missionário Português (1964). É académico correspondente da Academia Portuguesa da História.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998