Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 06-07-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

D. João Manuel  
[Lisboa, 1469? - corte dos reis católicos, Espanha, 1499]  

Poeta palaciano. Camareiro-mor e conselheiro de D. Manuel I (de quem teria sido colaço), foi alcaide de Santarém. Era filho de D. Frei João, bispo da Guarda e carmelita.

Criado na corte, discípulo dilecto de Cataldo Sículo, versado nas línguas e literaturas grega e latina, cultíssimo, relacionado com os melhores espíritos da cultura europeia, é um dos principais precursores do humanismo renascentista e, como tal, grande conhecedor de Dante e Petrarca, não rejeitando, porém, a tradição castelhana.

Está representado no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (Lisboa, 1516) e no Cancionero General de Hernando del Castillo (Valência, 1511). Trata predominantemente temas religiosos e morais, sendo de destacar, neste género, a famosa «Regra sua para quem quiser viver em paz» («Ouve, vê e cala/ e viverás vida folgada...»). Em castelhano, merecem referência as composições em metros de onze sílabas: um pranto à morte do príncipe D. Afonso e um longo poema sobre os sete pecados mortais. São da sua iniciativa muitos dos «torneios» poéticos do Cancioneiro Geral de Resende e é frequentador assíduo de muitos outros de iniciativa alheia.

Participou em algumas expedições africanas.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
02/2006