Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 24-04-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Glória Marreiros  
[Marmelete/Monchique, 1929]  

Ensaísta.

Estudou em Lagos e no Liceu Maria Amália, em Lisboa, após o que enveredou por uma carreira ligada à saúde e à assistência social. Na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra fez o curso de parteira, o que a levou a trabalhar nos hospitais centrais de Lisboa. Estudou Psicologia, trabalhou com o psiquiatra João dos Santos e colaborou, com este e com a pedagoga Maria Amália Borges, na fundação (1956) do Centro Infantil Helen Keller, do qual veio a ser sub-directora.

Estreou-se nos jornais em 1945, na Gazeta do Sul, com prosa e versos que por vezes assinava com o anagrama Airolg, e de então para cá colaborou nas revistas Mulheres Magazine, de cujo corpo redactorial faz parte, Atalanta (Inglaterra), nos jornais República, Jornal de Monchique, Quarteirão (Rio de Janeiro), entre outros.

De 1964 a 1967 traduziu artigos do jornal cubano Gramma para o boletim da Embaixada de Cuba em Lisboa.

Escreveu folhetins radiofónicos para o Rádio Clube Português.

Em 1976 concluiu o curso de Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa e, posteriormente, pós-graduou-se em Museologia. Passou então pelo ensino, leccionando no Instituto de Criminologia do Ministério da Justiça, e ultimamente tem-se dedicado ao estudo da cultura tradicional algarvia, realçando aspectos muito particulares do quotidiano das populações serranas e ribeirinhas, como que estabelecendo um contraponto antropológico do Algarve. O contributo da toponímia e da onomástica, associado às narrativas da memória viva, tem sido uma das metodologias usadas com sucesso nas suas obras.

Pertence a várias instituições culturais, nomeadamente à Associação Portuguesa de Escritores, à Casa do Algarve em Lisboa, à Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve e ao Movimento Internacional da Nova Museologia.

Faz parte da antologia 100 Anos Federico García Lorca: Homenagem dos Poetas Portugueses (1998). Presentemente está prestes a sair do prelo uma obra sua para crianças, intitulada Alfabeto a Rimar, e tem em preparação a obra Alguns Algarvios Notáveis do Séc. XX.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998