Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 23-07-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Álvaro J. da Costa Pimpão  
[Coimbra, 1902 - Coimbra, 1984]  

Professor universitário e ensaísta.

Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra em 1927, tendo-se doutorado em 1943. Foi reitor dos liceus da Figueira da Foz e de Viseu, bem como leitor de português na Faculdade de Letras de Bordéus (França) de 1937 a 1939. A partir deste ano foi professor na Faculdade de Letras onde se formara, ascendendo ao grau de professor catedrático em 1949. Entre 1963 e 1970, foi director da mesma e secretário da revista Biblos. Director da revista Brasília, fundou e dirigiu a Revista de História Literária de Portugal.

Especializou-se sobretudo em autores da época medieval e do século XVI, tendo sido editor crítico das obras de Camões (1944 e 1953), Fernão Mendes Pinto (1944) e Gil Vicente (1956). Segundo Aníbal Pinto de Castro, foi «um paradigma de mestre universitário que, na esteira de D. Carolina Michäelis de Vasconcelos e Mendes dos Remédios, marcou [...] profundamente os estudos de história literária em Portugal, tanto pela qualidade do que escreveu como, sobretudo, pela rigorosa acribia e pela segurança dos princípios metodológicos que estabeleceu.»

Colaborou em inúmeras revistas e publicações literárias como Arquivo de Bibliografia Portuguesa, Arquivos da Universidade da Bahia, Biblos, Bicórnio, Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto, Boletim do Instituto de Estudos Franceses, Brasília, Brisa, Brotéria, Cidade Nova, Dom Quixote, Estudos, Ocidente, Revista de História Literária de Portugal, Revista da Universidade de Coimbra, Serões, Via Latina e «Letras e Artes», suplemento do jornal Novidades.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. IV, Lisboa, 1997 [aumentado em 04-03-2011]