Fernando Augusto da Silva
[Funchal, 1863 - Funchal, 1949]
Sacerdote, professor do ensino técnico e historiador.
Estudou no Seminário do Funchal, tendo-se ordenado em 1888. Foi pároco de diversas freguesias daquela diocese, na última das quais, a de Santo António, desenvolveu importante actividade na conservação do respectivo templo. Foi professor da Escola Industrial e Comercial de António Augusto de Aguiar, do Funchal, de 1901 a 1930, tendo nesse período ocupado várias vezes, interinamente, a direcção da Escola. Foi, em dois mandatos, presidente da Câmara Municipal do Funchal e presidente da comissão administrativa da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade.
Mas a actividade que mais o notabilizou foi a investigação histórica do arquipélago da Madeira. Dela decorre a publicação de numerosíssimos artigos espalhados por revistas da especialidade e pelos jornais do Funchal, nomeadamente o Heraldo da Madeira e o Diário de Notícias, a cujos quadros redactoriais pertenceu.
A sua vasta bibliografia publicada em livro é hoje obrigatória para o estudo histórico do arquipélago. Era sócio correspondente da Academia Portuguesa da História, da Associação de Arqueólogos Portugueses e do Instituto Histórico e Arqueológico de Lisboa.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. II, Lisboa, 1990