Hernâni Cidade
[Redondo, 1887 - Évora, 1975]
Ensaísta e investigador, foi professor de liceu em Coimbra, Porto, Lisboa e Leiria. Doutorado em Filologia Românica, depois professor da Faculdade de Letras do Porto e da de Lisboa. Combatente da Primeira Guerra Mundial, em França, tendo sido condecorado com a cruz da guerra.
O legado do Professor Hernâni Cidade no campo da investigação da história da cultura e da literatura portuguesa é da maior importância, contribuindo de forma inestimável para o seu estudo e conhecimento. Dotado de grande erudição o seu trabalho estende-se por variados aspectos da literatura, aprofundando-os. Concebeu o fenómeno literário como fenómeno cultural, ao inseri-lo no contexto da história das ideias e promovendo a sua relação com outras formas de arte. Também no que concerne à crítica literária, não descurou o condicionalismo histórico, para além dos valores estéticos e pontos de vista pessoais, praticando uma crítica com raiz na história cultural.
Estudioso da obra de Camões, elaborou valiosissimos estudos sobre este poeta, tendo-lhe também merecido particular atenção a obra do Pe. António Vieira.
Foi colaborador da História de Portugal, de Barcelos (1928-1937), das revistas A Águia (de cuja 3ª. série, dirigida por Leonardo Coimbra, foi secretário da redacção) e Seara Nova, bem como das revistas da faculdade de Letras de Lisboa e da do Porto, e de vários jornais, em especial O Primeiro de Janeiro, além de outras obras de autoria conjunta: Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Dicionário de Literatura, etc.
Com Joaquim de Carvalho e Mário de Azevedo Gomes, dirigiu o Diário Liberal (Lisboa, 1934-1935), e com Reynaldo dos Santos e Bernardo Marques fundou a Colóquio-Revista de Artes e Letras (1959-1970), e, depois, com Jacinto do Prado Coelho, em 1971, a Colóquio/Letras, ambas editadas pela Fundação Gulbenkian. Nesta última revista lhe prestaram, amigos e admiradores, quando morreu, significativa homenagem, tendo um deles, Miguel Torga, enaltecido a «cordialidade comunicativa, a nobreza intelectual, o aprumo cívico, a tenacidade inquebrantável» que caracterizaram Hernâni Cidade.
A Faculdade de Letras de Lisboa editou, aquando do jubileu do Mestre, uma Miscelânea de Estudos, em honra do Prof. H. Cidade (1957), que inclui, organizada por Maria de Lourdes Belchior, a sua bibliografia até essa data.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1994