Carlos Amaro
[Chamusca, 1879 - Lisboa, 1946]
Carlos Amaro de Miranda e Silva nasceu na Chamusca a 23 de Agosto de 1879 e veio a falecer em Lisboa a 8 de Setembro de 1946. Completou o ensino liceal em Santarém, frequentou a Escola de Agronomia em Lisboa e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Foi conservador do Registo Civil de Lisboa. Partidário das ideias republicanas, veio a participar como deputado na Assembleia Nacional Constituinte de 1911.
Na sua actividade como homem de letras, conta o jornalismo, a poesia, a análise literária e, principalmente, o teatro, onde se destaca como autor, crítico e tradutor.
Todavia, à semelhança de muitos clássicos da literatura infantil e juvenil, o que o tornou conhecido até aos dias de hoje foi uma obra dramática para crianças, S. João subiu ao trono. O seu argumento, expresso em versos claros e musicais, evoca contos de fadas com a frescura lírica de autos vicentinos. Representado pela primeira vez em 1931, no Teatro Nacional D. Maria II, foi reeditado e é presença assídua nas selectas escolares.
Bibliografia: S. João subiu ao trono (1927), Lisboa: [Tipografia da Empresa do Anuário Comercial].
[Maria de Lurdes Magalhães]
05/2013