Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quinta-feira, 16-04-2026
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Jorge Listopad  
[Praga, Checoslováquia, 1921]  

Jorge Listopad nasceu em Praga em 26 de Novembro de 1921 e aí efectuou os seus primeiros estudos. Passa à clandestinidade durante a Segunda Grande Guerra, finda a qual se torna jornalista, conclui a Universidade e edita os seus primeiros poemas. Enviado para Paris como adido de imprensa da Embaixada da Checoslováquia, trabalha na Rádio Televisão Francesa durante dez anos. Vem, então, para Portugal e começa a colaborar na Rádio Televisão Portuguesa como realizador. Cidadão do mundo, adquiriu também a nacionalidade portuguesa em 1961.

Em Portugal, tem ainda exercido a docência no Ensino Superior, prestado colaboração regular em jornais e revistas e também se tem destacado como encenador, crítico teatral, escritor. Grande parte da sua vasta produção literária (ficção, poesia, ensaio...) está traduzida para várias línguas.

«A escrita é sempre uma aventura de conhecer. Escrevendo chego ao que não sei.», afirma Listopad. Na sua obra para crianças e jovens, respira-se uma poesia profunda aliada ao sentido do lúdico e à defesa de valores humanos, simples e naturais. «A poesia, o mistério, o humor, o nonsense presentes nestes livros desafiam-nos e propõe-nos momentos de festa entre adulto e criança» escreveu a crítica sobre esta faceta da escrita de Jorge Listopad.


Bibliografia selectiva: Mar seco, gelado quente são 21 de repente (1986), Porto: O Jornal; Álbum de família (1988), Porto: Afrontamento; Meio conto (1993), Porto: Afrontamento.
[Maria de Lurdes Magalhães]
02/2012