Lídia Jorge
[Boliqueime, Loulé, 1946]
Lídia Jorge nasceu em Boliqueime, em 1946. Licenciada em Filologia Românica, foi professora do Ensino Secundário, docente de Didáctica da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social. Tem colaborado em programas de televisão, revelando os seus pontos de vista sobre questões não só ligadas à literatura como também à realidade do dia-a-dia.
Autora consagrada, a partir dos anos oitenta do século XX, as suas obras têm marcado a mais recente novelística portuguesa e têm-lhe valido diversos prémios de prestígio, além de traduções em outras línguas.
A primeira incursão de Lídia Jorge na área da escrita para os mais novos deu-se com o livro História do nadador (ilustrações de Alain Corbel) que coloca em paralelo um espaço de reflexão sobre o passar do tempo e das coisas e breves vivências da praia de um grupo de cinco adolescentes que despertam para o desejo e a vida. Em O grande voo do pardal (ilustrações de Inês Oliveira), propõe-nos uma história sobre os valores da amizade e da liberdade, construída, com uma certa dimensão filosófico-moral, em torno dos afectos entre um homem e um pardal. Romance do grande Gatão (ilustrações de Danuta Wojciechowska), por seu lado, narra a história e as aventuras nocturnas, por vezes dolorosas, de um gato que oscila entre duas famílias, diferentes, mas ambas afectuosas. O livro aborda, de modo sensível, a relação homem-gato e a busca de felicidade e de afirmação por parte do animal. Em todas as obras, deparamos com uma escrita de qualidade e marcada pela dimensão poética.
Bibliografia selectiva: História do nadador (1995), Lisboa: Contexto; O grande voo do pardal (2007), Lisboa: Dom Quixote; Romance do grande Gatão (2010), Lisboa: Dom Quixote.
[Glória Bastos; José António Gomes]
02/2012