Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sexta-feira, 19-04-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Maria Cecília Correia  
[Viseu, 1919 - Lisboa, 1993]  

Maria Cecília Correia Borges Cabral Castilho nasceu em Viseu a 25 de Novembro de 1919 e veio a falecer em Lisboa a 13 de Dezembro de 1993.

Completou o Curso Geral dos Liceus e foi colaboradora assídua de jornais e revistas, tendo também participado em programas da Rádio Televisão Portuguesa. Dedicou-se especialmente ao público infantil e contribuiu com inúmeros colóquios e palestras para a formação dos docentes do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar. A sua obra literária, presente na maioria dos manuais escolares do Ensino Básico em Portugal, conhecida de muitas crianças filhas de imigrantes portugueses, também tem sido estudada nos Cursos de Língua e Cultura Portuguesas no estrangeiro.

Pretérito presente (1976), um livro para adultos, foi adoptado para a juventude pelo Serviço de Apoio aos Emigrantes que o adquiriu para as suas Bibliotecas Juvenis. Histórias da minha rua obteve o prémio de literatura infantil e juvenil da SEIT (Secretaria de Estado de Informação e Turismo) em 1953 e, juntamente com Histórias de pretos e de brancos, também foi editado pelos Serviços de Educação Permanente. Histórias do ribeiro e O coelho Nicolau foram editados pela autora para a Direcção-Geral do Ensino Básico (Bibliotecas).

Em Maria Cecília Correia, é de apontamentos breves do real que emerge a fantasia e nessa malha «tricotada» com beleza e ternura há um entendimento claro da mundividência infantil. As suas histórias da vida são uma sinfonia de pequeninas coisas, de personagens singelas e de acontecimentos simples do dia a dia. Abrangendo uma nítida percepção multicultural da humanidade, a autora oferece-nos ainda uma rara visão de fraternidade entre todos os seres.


Bibliografia selectiva: Histórias da minha rua (1953), Lisboa: Portugália; Histórias de pretos e de brancos (1960), Lisboa: Ática; Histórias do ribeiro (1974), Lisboa: Edição da Autora; O coelho Nicolau (1974), Lisboa: Edição da Autora; Amor perfeito (1975), Lisboa: Edição da Autora; O besouro amarelo (1977), Lisboa: Edição da Autora; Bom dia (1977), Lisboa: Plátano; Manhãs no jardim (1982), Lisboa: Plátano.
[Maria de Lurdes Magalhães]
02/2012