Catarina Sobral
[Coimbra, 1985]
Ilustradora e designer de comunicação. É licenciada em Design e tem um mestrado em Ilustração. Trabalha também em gravura, faz direção de arte em teatro e cinema de animação.
Colabora regularmente como ilustradora editorial em diversos jornais e revistas e tem uma vasta obra publicada. O seu livro Greve foi Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2012, atribuído pela DGLAB. Com o livro Achimpa venceu, em 2013, o Prémio de Melhor Ilustração para o Livro Infantil do Festival da Amadora 2013 e o Prémio Autores da SPA na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil.
Em 2016, Achimpa foi distinguido pela Fundación Cuatrogatos, uma organização criada nos Estados Unidos para promover a literatura ibero-americana para a infância, que elege os vinte melhores livros para crianças e jovens, escritos ou traduzidos para espanhol e que são publicados por editoras ibero-americanas.
Em 2017 recebeu a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração com o seu livro Tão tão grande, publicado pela Orfeu Negro.
Tem participado em diversas exposições nacionais e internacionais. A sua obra encontra-se traduzida em quinze idiomas.
Com a obra O meu Avô foi galardoada, em 2014, com o Premio Internazionale d’Illustrazione Bologna Children’s Book Fair.
Em 2023 foi selecionada para a 57ª Exposição Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha com um conjunto de ilustrações do livro Toi Toi Toi publicado pela Orfeu Negro.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
01/2023