Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 04-05-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Virgílio Almeida  
[Lisboa, 1960]  

Virgílio da Silva Almeida nasceu em Lisboa, a 3 de Julho de 1960 e é professor. Tem dinamizado numerosas oficinas de escrita para teatro e para séries de animação, o que se articula com o seu impressivo currículo quer como realizador quer sobretudo como argumentista (filmes de animação e outros, séries televisivas, etc., muitos deles premiados). Registem-se dois exemplos, entre muitos: a co-autoria do argumento e dos diálogos para o conhecido filme de animação A suspeita, de José Miguel Ribeiro (v.), bem como a autoria do argumento da curta-metragem Cândido, de Zepe (José Pedro Cavalheiro), Prémio de Melhor Curta Portuguesa do «Monstra – Festival de Animação de Lisboa», em 2010.

Como dramaturgo para adultos e para a infância, é autor de diversas peças teatrais que têm sido levadas ao palco por várias companhias: Francisco, Elefantes no jardim, Nos cabelos da loucura, Fui às compras, Menino Cosmos (para crianças), B. B. bestas bestiais, esta última representada na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II e publicada em livro na colecção «Novos autores contemporâneos», iniciativa editorial do Teatro Nacional.

Produziu obras para a infância que foram premiadas, mas que, na sua maioria, não se encontram editadas: escrito sob o pseudónimo João Tejo, Sonhar os olhos (poesia) recebeu o Prémio Revelação de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian (biénio 1982-84); Um rio espacial e duas crianças de esperança obteve o Prémio Especial Ambiente do 1.º Concurso para Jovens Dramaturgos, promovido pela Comissão Nacional para o Ano Internacional do Ambiente e pelo FAOJ (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis), tendo sido considerada obra de Mérito Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura, em 1990. Pelo livro de poesia O ideal olímpico e a paz recebeu o Prémio Comité Olímpico Português, em 1983, pertencendo os direitos da obra ao Comité Olímpico Português.

Editou ainda dois livros relacionados com o cinema de animação e publicou, para crianças, O inventor de brinquedos, em 2004, história sobre o filho do Pai Natal que escuta os sonhos das pessoas a fim de dar ao pai ideias para a construção de novos brinquedos, destinados aos adultos. Num CD, esta mesma história é contada por Ana Nave e sua filha, com música de João Melo.


Bibliografia selectiva: O inventor de brinquedos (2004), Lisboa: Terramar.
[José António Gomes]
10/2011