Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quinta-feira, 09-05-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Isabel Ramalhete  
[Porto, 1955]  

Isabel Maria dos Santos Silva Ramalhete nasceu no Porto, em 1955. Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e tendo frequentado diversos cursos sobre bibliotecas escolares, é professora de Inglês e Português e responsável, há vários anos, pela Biblioteca da Escola EB 2,3 de Augusto Gil, no Porto.

Tendo assinado boas versões portuguesas de Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll) e de O Feiticeiro de Oz (L. Frank Baum), ambas editadas pela Ambar, traduziu perto de quatro dezenas de obras, designadamente de escritores clássicos como E. T. A. Hoffman (O Quebra-Nozes) e Louisa May Alcott (Mulherezinhas), e de autores galardoados com o Prémio Hans Christian Andersen, como Uri Orlev (A ilha na Rua dos Pássaros; Lídia, Rainha da Palestina), Virginia Hamilton (Primos) e Katherine Paterson (Lídia). Também verteu para português romances e contos de importantes autores galegos contemporâneos como Agustín Fernandez Paz, Xabier Puente Docampo, Xosé A. Neira Cruz, Manuel Rivas e Xurxo Borrazás. Tem ainda títulos traduzidos do alemão e do castelhano, designadamente a Alocução ao Povo da Aldeia de Fuentevaqueros, de Federico García Lorca. Seleccionou e traduziu textos de Lewis Carroll para o livro Alice… (sobre pintura de António Bronze), publicado pela ASA em 2004, além de ter co-organizado antologias de textos destinadas à infância.

É autora de três livros para crianças: A Cabeça da Luz (2001), Crocodilos, tubarões e cavalos-marinhos (2004) e Contos e lendas de Portugal e do Mundo (2009), este em colaboração com João Pedro Mésseder. Tanto na obra de 2004 – que entretece episódios de uma meninice vivida em Moçambique (Beira) e dá a ver aspectos da vida de uma certa pequena-burguesia branca nos anos sessenta do século XX –, como no livro de estreia da Autora, cujo cenário é já uma cidade portuguesa, é possível ler narrativas escritas numa prosa fluente que dir-se-ia recriarem ficcionalmente memórias de infância. Destaca-se o modo sensível e bem-humorado como as diferentes peripécias são apresentadas, quase sempre do ponto de vista das protagonistas infantis.


Bibliografia selectiva: A cabeça da Luz (2001), Porto: Campo das Letras; Crocodilos, tubarões e cavalos-marinhos (2004), Porto: Campo das Letras; Contos e lendas de Portugal e do Mundo (2009), Porto: Porto Editora (com João Pedro Mésseder).
[José António Gomes]
10/2011