José Maria Vieira Mendes
[Lisboa, 1976]
José Maria Vieira Mendes nasceu em 1976, em Lisboa, e escreve e traduz para teatro.
Foi colaborador do jornal da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Os Fazedores de Letras. Em 2000 frequentou a International Residency do Royal Court Theatre de Londres. Em 2005 esteve em Berlim com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Os seus textos (publicados em Teatro, Cotovia, 2008) foram na sua maioria produzidos pelos Artistas Unidos e mais recentemente pelo Teatro Praga, a quem se juntou como membro permanente da companhia.
Foi traduzido para inglês, francês, italiano, espanhol, polaco, norueguês, eslovaco, sueco, turco e alemão, com produções na Alemanha ou Suécia. Vencedor da 1ª. edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva com a peça A minha mulher, levada à cena pelo Teatro Nacional D. Maria II, foi distinguido com o Prémio Revelação Ribeiro da Fonte 2000 do Instituto Português das Artes do Espectáculo, com o Prémio ACARTE/Maria Madalena Azeredo Perdigão 2000 da Fundação Calouste Gulbenkian e Prémio Casa da Imprensa de 2005 para a área de Teatro.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
10/2009