Pedro Rosa Mendes
[Cernache do Bonjardim/Sertã, 1968]
Jornalista e ficcionista.
Estudou na Universidade de Coimbra frequentando a licenciatura de Direito até ao quarto ano. Iniciou a carreira de jornalista em 1988, em Coimbra, e integrou a equipa fundadora do jornal Público, no ano seguinte. Foi correspondente do jornal em Luanda. Como repórter do Público e, mais tarde, da revista Visão, cobriu vários conflitos em Angola, Ruanda, Zaire/RDC, Sahara Ocidental, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Afeganistão e ex-Jugoslávia. Foi delegado da Agência Lusa de Notícias em Díli (2007-2009) e, depois, em Paris, onde reside actualmente.
Pelo conjunto de reportagens sobre Angola recebeu o Prémio Nacional de Reportagem do Clube Português de Imprensa, em 1997. Em 1999 recebeu o Prémio AMI-Jornalismo contra a Indiferença e em 2000 o Prémio Bordalo de Imprensa, pelo conjunto de reportagens durante os bombardeamentos da NATO na ex-Jugoslávia.
É colaborador de várias publicações – Egoísta, Tabacaria, Lettre International, Grand Street, El Pais Semanal, Libération, Neue Zürcher Zeitung – com contos, ensaio e reportagem.
Escreveu também para teatro no projecto colectivo Urgências (2006), e traduziu para português o Atlas Geohistórico de Timor-Leste (Lidel, 2010), de Frédéric Durand.
O seu bem sucedido romance, A Baía dos Tigres, resultou de uma bolsa de criação literária do Centro Nacional de Cultura, no âmbito do programa «Criar Lusofonia». Em 2001 foi bolseiro na área de Literatura do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (hoje Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas), Ministério da Cultura; em 2000, teve residência de escrita de três meses como bolseiro do Stiftung KulturFonds no Schloss Wiepersdorf, Alemanha; em 2005, bolseiro do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas na Ledig House, Nova Iorque, durante o mês de Setembro; e em 2009 beneficiou de uma bolsa da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas para uma residência literária de um mês na Nes Artists Residency, Islândia.
Em 2003, 2004, 2005 e 2006, integrou o júri internacional do Lettre Ulysses Award para Reportagem Literária, atribuído anualmente em Berlim pela revista Lettre International e pela Fundação Aventis.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
08/2010