Joana Matos Frias
[, 1973]
Doutora em Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a tese Retórica da Imagem e Poética Imagista na Poesia de Ruy Cinatti (2006). Professora Associada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, investigadora do Grupo Intermedialidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, membro da Sociedade Portuguesa de Retórica, e investigadora da rede internacional Lyra Compoetics. Tem publicado ensaios no campo da estética comparada, privilegiando as correlações entre a poesia, a pintura, a fotografia e o cinema.
Autora do livro O Erro de Hamlet: Poesia e Dialética em Murilo Mendes (7letras, 2001), sobre o poeta do modernismo brasileiro, que se fixou em Lisboa, onde morreu em 1975 - com que venceu o Prémio de Ensaio Murilo Mendes -, responsável pela antologia de poemas de Ana Cristina César Um Beijo que Tivesse um Blue (Quasi, 2005), corresponsável, com Luís Adriano Carlos, pela edição fac-similada dos Cadernos de Poesia (Campo das Letras, 2005), e, com Rosa Maria Martelo e Luís Miguel Queirós, pela antologia Poemas com Cinema (Assírio & Alvim, 2010). Tem publicado ensaios no campo da Estética Comparada - privilegiando as correlações entre a poesia, a pintura, a fotografia e o cinema -, e a sua actividade crítica tem-se repartido por autores como Ronald de Carvalho, Cecília Meireles, C. Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Murilo Mendes, J. Cabral de Melo Neto, Adélia Prado, José Régio, José Gomes Ferreira, Eugénio de Andrade, Vergílio Ferreira, Nuno Guimarães, Ruy Belo, Fiama Hasse Pais Brandão, Armando Silva Carvalho, Manuel António Pina, Daniel Faria, Vasco Gato, Valter Hugo Mãe e José Miguel Silva.
A escritora é, ainda, autora de Localização Dinâmica, publicado em 2010, da coletânea de ensaios Repto, Rapto (2014), Cinefilia e Cinefobia no Modernismo Português (2015) e de Oscilações : poesia em todos os sentidos (Documenta, 2023).
CDAP
11/2023