Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 20-10-2025
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Possidónio Cachapa  
[Évora, 1965]  

Possidónio Cachapa a sorrir
Possidónio Cachapa nasceu em Évora, onde passou a infância e adolescência. Partiu em seguida para os Açores onde cimentou a sua ligação com o mar e as coisas da terra. Licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa em 1990.

Depois de trabalhar em alguns projectos no campo jornalístico e de escrita para televisão, partiu para a Suíça, onde permanece durante seis anos. Aí começou a escrever as suas primeiras obras, O Nylon da Minha Aldeia e a Voz Terrível.

Regressa a Portugal com o intuito de se dedicar ao argumento e à realização. Ganha uma Bolsa de Criação literária do Ministério da Cultura em 1996 que culminará na obra A Materna Doçura. Esta obra conta a história de Sacha e das consequências do seu amor extremo pela mãe desaparecida. É o relato do amor filial levado ao extremo e de como esse amor se pode expressar de uma forma absolutamente artística. Dividido em três partes, que correspondem a três momentos da vida da personagem principal, A Materna Doçura atravessa várias gerações numa estrutura de variação de um mesmo tema.

A originalidade de Possidónio Cachapa prende-se com a sua exploração de novas linguagens – como linguagens mais cinematográficas – sem nunca perder de vista a complexa e profunda arquitectura do romance. Nesta conjugação surge uma nova maneira de abordar o tecido textual.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
05/2002