Jacinto Lucas Pires
[Porto, 1974]
Dramaturgo e cineasta.
Licenciado em Direito pala Universidade Católica. Frequentou a New York Film Academy, onde concluiu uma curta metragem de seis minutos, intitulada «Black and White and Gray». Escreveu e realizou as curta-matragens Cinemaamor (1996, prémio cine-clube no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira) e B.D. (2004).
O seu livro de estreia, Para Averiguar do Seu Grau de Pureza: Treze prosas com janelas (1996), é constituído por treze textos breves onde, num estilo conciso e depurado, de recorte cinematográfico, outros tantos personagens narram, na primeira pessoa, momentos mais ou menos insólitos de um quotidiano contemporâneo e citadino. Posteriormente, editou uma peça de teatro, Universos e Frigoríficos, levada à cena com êxito no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em 1998. No mesmo ano, estreou-se como romancista com Azul Turquesa. Tem contos incluídos em várias antologias portuguesas e em colectâneas na Alemanha, em França, em Itália, na Bulgária, no Brasil e em Espanha.
Os seus textos foram encenados por Manuel Wiborg, Ricardo Pais, Marcos Barbosa e João Brites e tem peças traduzidas em francês, espanhol, inglês e norueguês.
Escreveu letras para Meio Disco, primeiro álbum da banda «Os Quais».
Centro de Documentação de Autores Portugueses
05/2012