Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 19-02-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

João Aguiar  
[Lisboa, 1943 - Lisboa, 2010]  

João Aguiar
Jornalista e escritor. Licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas, após ter frequentado os dois primeiros anos do curso de Filosofia da Universidade Clássica de Lisboa. Viveu alguns períodos fora de Portugal, nomeadamente, ainda criança, em Moçambique, na Bélgica (1966-1969), em Angola, onde cumpriu o serviço militar (1969-1974), e na Holanda (1974-1976).

Como jornalista, actividade que já deixou, trabalhou no jornal O Comércio e na Emissora Oficial de Angola, em Luanda, e, em Lisboa, na Rádio Televisão Portuguesa, nos jornais A Luta, Diário Popular, O País e Diário de Notícias, e nas revistas Nova Imagem e Sábado.

Adaptou para a rádio os romances Um Cântico para Leibowitz, de Walter Miller Junior (Emissora Oficial de Angola, 1973), e O Último Cais, de Helena Marques (RDP, 1993), e escreveu para esta última emissora três peças de teatro radiofónico (1993). Foi guionista de várias séries para a RTP (1990-1994) e coordenador da equipa de escritores encarregada de produzir os segmentos de estúdio do programa «Rua de Sésamo». Para o cinema escreveu os diálogos e é co-autor do guião do filme «Inês de Portugal» (1996) sobre o qual construiu um romance publicado em 1997. É também autor das séries de livros juvenis O Bando dos Quatro e Pedro & Companhia.

Em 1984, estreou-se como romancista com A Voz dos Deuses. O êxito deste romance e dos que a seguir escreveu deve-se, principalmente, à forma rigorosa e por vezes desmitificadora como trata os personagens reais que utiliza – o seu primeiro romance é sobre Viriato – e o contexto histórico em que esses personagens viveram, sempre numa prosa aparentemente corredia e fácil, não poética mas de poeta, enriquecida de parábolas servindo ao nosso tempo.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
04/2002