12 Junho: Colóquio Internacional Labirintos Críticos de Eduardo Lourenço
14-16 Junho: Congresso Internacional Variações de Fernando Pessoa.
Organizada pelo Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa) e pela Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa (Universidad de los Andes), a Semana contará com dois momentos distintos.
O primeiro, o Colóquio Internacional Labirintos Críticos de Eduardo Lourenço, terá lugar no dia 12 de Junho, celebrando o centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, um dos mais prolíferos, diversificados e influentes ensaístas portugueses. Dada a natureza do evento, será privilegiado o trabalho de Lourenço em torno do Modernismo e de Fernando Pessoa. Esse núcleo decisivo da actividade do ensaísta, patente na recente edição dos dois volumes de crítica pessoana pela Fundação Calouste Gulbenkian, não esgota, contudo, o alcance dos trabalhos. Outras facetas de Eduardo Lourenço serão também tidas em consideração.
O segundo evento, a decorrer entre os dias 14 e 16 de Junho, é o Congresso Internacional Variações sobre Fernando Pessoa. Da Presença à literatura contemporânea em língua portuguesa. O projecto terá como principal propósito a abordagem da recepção da obra de Fernando Pessoa ao longo do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, sobretudo por parte de poetas, romancistas e filósofos de diferentes contextos. É nosso propósito explorar o impacto da vida e da obra de Fernando Pessoa através das sucessivas reverberações que foram conhecendo em criadores de diferentes gerações, dando origem a diferentes efeitos de sobrevida do poeta.
O encontro contará com a presença de conferencistas internacionais que reflectirão também sobre algumas facetas da recepção internacional do poeta dos heterónimos.
Neste âmbito, também será celebrada a decisiva dedicação de Cleonice Berardinelli à literatura de expressão portuguesa. Será uma modesta mas sentida homenagem, numa mesa organizada em parceria com a Professora Ida Alves.
O evento contará ainda com uma sessão de leitura de poesia de Fernando Pessoa, organizada em colaboração com a livraria Snob, no dia 17 de Junho.