Resumo
Ricardo Gil Soeiro e dupla Angélica Varandas e Luísa Azuaga vencem Prémios PEN 2024.
Texto
O PEN Clube Português anunciou os vencedores dos Prémios PEN 2024, reconhecendo obras de destaque nas categorias de Ensaio e Tradução. Na categoria de Ensaio, o prémio foi atribuído a Ricardo Gil Soeiro pela sua obra Acariciar a mais longínqua das estrelas. Contributos para uma Poética Háptica em Eugénio de Andrade, publicada pela Abysmo em 2023. Esta obra, que explora a poética háptica do icónico poeta Eugénio de Andrade, foi avaliada pelo júri composto por António Carlos Cortez (Coordenador), Dora Nunes Gago e Patrícia Infante da Câmara.
Na categoria de Tradução, a obra premiada foi Beowulf, uma tradução do inglês antigo realizada por Angélica Varandas e Luísa Azuaga, com base na edição revista de Bruce Mitchell e Fred C. Robinson. Publicada pela Assírio & Alvim em 2022, esta tradução foi avaliada por Elisabete de Sousa (Coordenadora), Alda Rodrigues, Frederico Pedreira e Gilda Lopes da Encarnação.
Os Prémios PEN, atribuídos com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), sublinham a importância do reconhecimento da excelência literária em Portugal. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar na sala de conferências da DGLAB, no edifício da Torre do Tombo, em Lisboa, no próximo dia 5 de novembro, às 17 horas.