Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sexta-feira, 08-12-2023
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksFeiradoLivrodeMadrid2023

Feira do Livro de Madrid

Feira do Livro de Madrid
Feira do Livro de Madrid
Data :
22/05/2023

De 26 de maio a 11 de junho, Portugal participa na Feira do Livro de Madrid com um stand no Parque do Retiro.


A participação portuguesa far-se-á em colaboração com a RELI - Rede de Livrarias Independentes e terá uma programação literária que integra algumas das vozes mais destacadas da literatura portuguesa. 

A programação tem início com uma sessão especial do projeto Cantexto, inicialmente apresentado no FestivalFuturama. 113 cantores de 6 grupos corais de Beja, Mértola e Serpa atuam no Anfiteatro Gabriela Mistral, da Casa de América, numa sessão com a escritora Matilde Campilho, Lara López, da RNE - Rádio Nacional Espanha e Antonio Sáez Delgado, professor e investigador, especialista em relações literárias entre Espanha e Portugal. Cantexto é um projeto, criado por John Romão, de atualização do repertório do Cante Alentejano com poemas escritos por Djaimilia Pereira de Almeida, Gonçalo Tavares, Hélia Correia, José Luis Peixoto, Matilde Campilho, Patrícia Portela, Tiago Rodrigues e Valério Romão. 

Dulce Maria Cardoso distinguida com o prémio Oceanos, um dos mais importantes entre os países de língua portuguesa, finalista do Prémio Femina, e Lídia Jorge, vencedora do Prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, uma das escritoras mais traduzidas e distinguidas das últimas décadas, estarão em diálogo com Tereixa Constenla, correspondente do El País em Portugal, sobre literatura e guerra colonial.  

Para além dos diálogos entre Portugal e Espanha, destaque para as sessões com escritores europeus. Filipa Leal junta-se a poetas da Bulgária, Eslováquia, Polónia e Roménia que tomam a palavra na sessão "Fuera de la sombra", conduzida por María García Zambrano, e Cristina Carvalho, apresenta o seu livro Bergman, recentemente publicado em Espanha, numa sessão em colaboração com a Embaixada da Suécia que, até ao final de junho, tem a Presidência do Conselho da União Europeia. A ilustração europeia será o foco da conversa entre Maria Bouza e a ilustradora finlandesa Marika Maijala.  

Maria Bouza traz ainda ao Pavilhão Infantil da Feira "Ver Madrid" uma oficina, que parte do seu contributo para o Ler e Ver Lisboa, livro recentemente publicado em Espanha, que foi também a base para a exposição Europa Ilustra, patente atualmente na capital espanhola. Para falar sobre esta edição virá a Madrid Afonso Cruz que, guiado por Alfonso Armada, apresenta a Lisboa de 40 escritores e ilustradores que participam no livro. 

Mas não só de encontros com escritores se faz a presença portuguesa - a Feira do livro será uma oportunidade para Zeferino Coelho, editor do Prémio Nobel José Saramago e de oito Prémios Camões, figura central da cultura portuguesa, trazer a Espanha a história dos seus mais de 50 anos de atividade em prol da literatura em língua portuguesa numa conversa com Mercedes Monmany, crítica literária, jornalista e ensaísta. 

A literatura portuguesa estará ainda em destaque no programa Página Dos da RTVE que, a 20 de junho, terá uma emissão Especial Portugal.

No decorrer da Feira do Livro, serão abertas as candidaturas à 3a edição da Residência Literária em Madrid e anunciada uma importante colaboração com a Biblioteca José Saramago.