Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 10-05-2025
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksFILGuadalajara2023

Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2023

Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2023
Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2023
Data :
23/11/2023

​Portugal participa na FIL Guadalajara, que tem como convidada de honra a União Europeia.


Realiza-se de 25 de novembro a 3 de dezembro a 37ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, uma das mais importantes feiras literárias do mundo, e a maior em língua espanhola. Sob o mote “Construindo uma união de culturas” e tendo a União Europeia como convidada de honra, está prevista uma ampla programação cultural, científica e artística, da qual fazem parte os “Diálogos literários com a Europa”, onde os autores portugueses estão inseridos.

Neste contexto, José Luís Peixoto irá participar nos “Encontros de Poesia Europeia” e num painel em diálogo com outros escritores europeus intitulado “Narrando o continente”. Lídia Jorge, que esta ano já recebeu vários prémios, pelo livro Misericórdia, irá partilhar a sua visão sobre “As palavras como instrumento de tolerância e de abertura”. Yara Nakahanda Monteiro apresentará a tradução para espanhol do livro Essa dama bata bué (Esa chica buena onda) e integrará um painel sobre “Literatura sem fronteiras”. A autora e ilustradora Joana Estrela irá participar em oficinas e nos encontros "Novos mundos para ilustrar, explorar e curar", “Contar histórias com a história, com traços, com palavras” e “Entre a palavra, a imagem e o desenho”.

A escritora Alice Vieira, vencedora do Prémio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil pelo conjunto da sua obra para crianças e jovens, não poderá estar presente, pelo que o Embaixador de Portugal no México receberá, em seu nome, este galardão.

Os autores participam ainda em atividades literárias e culturais na Universidade Nacional Autónoma do México na Cidade do México, na Universidade Latina da América, em Morélia,  e na Universidade de Guadalajara, onde terão oportunidade de se encontrar com estudantes de português. Destaque para a conferência magistral de Lídia Jorge “A literatura como crónica do tempo que passa” a convite da Cátedra Latinoamericana Julio Cortázar da Universidade de Guadalajara.

A participação portuguesa nesta feira contou com o apoio da Equipa Interministerial para as Feiras Internacionais do Livro, que integra o Camões, I.P., a DGLAB, o Turismo de Portugal e a AICEP, em colaboração com a Embaixada de Portugal no México.