Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 16-07-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

João Barrento recebe Prémio Camões 2023

João Barrento recebe Prémio Camões 2023
Data :
19/06/2024

O Prémio Camões 2023 foi entregue a João Barrento no passado dia 20 de junho, no Mosteiro dos Jerónimos.


​A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, o Senhor Primeiro-Ministro, diversos membros do Governo, corpo diplomático e outros convidados.

João Barrento foi reconhecido pelo júri como autor de uma obra relevante e singular. em que avultam o ensaio e a tradução literária. Em particular, as suas traduções de literatura de língua alemã, que vão da Idade Média à época contemporânea, e em todos os géneros literários, formam o mais consistente corpo de traduções literárias do nosso património cultural e constituem indubitavelmente um meio de enriquecimento da língua e de difusão em português das grandes obras da literatura mundial.

O júri da 35ª edição do Prémio Camões foi constituído por Abel Barros Baptista, Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Isabel Cristina Mateus, Professora no Departamento de Estudos Portugueses do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Portugal), Inocência Mata, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (S. Tomé e Príncipe), Cleber Ranieri Ribas, Professor da Universidade Federal do Piauí (Brasil), Dionísio Bahule, Professor na Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique), Deonísio da Silva, Escritor e Professor (Brasil).

O Prémio Camões, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989, é o prémio de maior prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa.

Por ordem cronológica, são estes os escritores galardoados com o Prémio Camões: Miguel Torga (Portugal), João Cabral de Mello Neto (Brasil), José Craveirinha (Moçambique), Vergílio Ferreira (Portugal), Rachel de Queiroz (Brasil), Jorge Amado (Brasil), José Saramago (Portugal), Eduardo Lourenço (Portugal), Pepetela (Angola), António Cândido (Brasil), Sophia de Mello Breyner Andresen (Portugal), Autran Dourado (Brasil), Eugénio de Andrade (Portugal), Maria Velho da Costa (Portugal), Rubem Fonseca (Brasil), Agustina Bessa-Luís (Portugal), Lygia Fagundes Telles (Brasil), Luandino Vieira (Angola), António Lobo Antunes (Portugal), João Ubaldo Ribeiro (Brasil), Arménio Vieira (Cabo Verde), Ferreira Gullar (Brasil), Manuel António Pina (Portugal), Dalton Trevisan (Brasil), Mia Couto (Moçambique), Alberto da Costa e Silva (Brasil), Hélia Correia (Portugal), Radouan Nassar (Brasil), Manuel Alegre (Portugal), Germano Almeida (Cabo Verde), Chico Buarque (Brasil), Vítor Aguiar e Silva (Portugal), Paulina Chiziane (Moçambique), Silviano Santiago (Brasil) e João Barrento (Portugal).

(Notícia atualizada a 21-06-2024)