Resumo
O PEN Clube Português anunciou os vencedores dos Prémios PEN 2025, reconhecendo obras de destaque nas categorias de Poesia e Narrativa:
Texto
Foram divulgados os vencedores dos Prémios PEN, iniciativa que conta com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Na categoria de Poesia, o galardão foi atribuído a Luís Quintais, pela obra Nocturama (Assírio & Alvim, 2024). O júri, composto por António Apolinário Lourenço (coordenador), Graça Capinha e Paula Cristina Costa, destacou as qualidades estéticas presentes no livro, onde se constrói uma linguagem poética peculiar e desafiante. Segundo a apreciação, trata-se de uma escrita por vezes cruel, permeada por gestos nocturnos e rumores imprecisos, questionando a humanidade do ser humano e oscilando criticamente entre tonalidades agónicas, irónicas e aforísticas na caracterização do mundo moderno.
Já na categoria de Narrativa, o vencedor foi Paulo Moreiras, com A Vida Airada de Dom Perdigote (Casa das Letras, 2023). O júri, composto por Sérgio Paulo Guimarães de Sousa (coordenador), Teresa Carvalho e Everton Machado, realçou o fôlego romanesco da obra, que reabilita com virtuosismo o género picaresco e, de forma mais abrangente, o romance histórico. A avaliação sublinha ainda a opulência lexical e o forte investimento na expressividade literária.
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 17 de novembro, às 17h00, na Torre do Tombo.