Estão abertas quatro candidaturas dirigidas ao setor do livro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As linhas de financiamento visam dinamizar a produção editorial, modernizar livrarias, reforçar a presença da literatura portuguesa nos mercados internacionais e apoiar a tradução, para português, de obras literárias escritas por autores de países da União Europeia, que sejam inéditas em Portugal.
Os quatro avisos são:
1. Apoio à edição de audiobooks e ebooks
Este apoio tem como objetivo estimular a criação de audiobooks e ebooks de qualidade, promovendo o enriquecimento do património bibliográfico português. A produção digital é financiada até 2025. O prazo para submissão de candidaturas termina a 30 de setembro de 2025.
🔗 Mais informações
2. Apoio à tradução de obras literárias
São elegíveis para tradução obras de poesia, ficção, ensaio literário e de ciências sociais e humanas, teatro e literatura infantojuvenis. São aceites candidaturas para a publicação no estrangeiro de obras escritas por autores portugueses, autores dos países africanos de língua portuguesa e de Timor-Leste. São também aceites candidaturas para traduções para a língua portuguesa e publicação em Portugal, de obras escritas por autores de países da União Europeia (que não estejam no domínio público), já publicadas no país de origem do autor, e cujas traduções sejam inéditas em Portugal. As candidaturas podem ser submetidas até 30 de setembro de 2025. No entanto, serão analisadas mensalmente de acordo com as seguintes datas de receção de candidaturas: 30 de abril, 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. Aconselha-se a leitura atenta do aviso de abertura de concurso na hiperligação abaixo, republicado com alteração dos pontos 7, 9, 15.2 e 16.
🔗 Mais informações
3. Apoio à tradução de Os Lusíadas
Esta linha destina-se à promoção internacional da obra-prima de Luís de Camões. O objetivo é garantir a sua presença nos mercados editoriais internacionais, valorizando a tradução e os profissionais envolvidos na divulgação do património literário nacional. O prazo para submissão de candidaturas termina a 30 de setembro de 2025.
🔗 Mais informações
4. Apoio à transição digital de livrarias
O financiamento pretende apoiar projetos de modernização, digitalização e internacionalização das redes culturais e comerciais ligadas ao livro. O prazo para submissão de candidaturas termina a 30 de setembro de 2025.
🔗 Mais informações
Estes apoios inserem-se na estratégia de valorização da cultura e da leitura no contexto do PRR, e representam uma oportunidade para profissionais e entidades do setor se posicionarem no mercado digital e internacional.