Resumo
Mostra ligada à Bologna Children’s Book Fair reúne 173 obras infantojuvenis inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Texto
A exposição internacional Turning the Page on Change. Children’s Books Inspiring Action for the Global Goals inaugura no próximo dia 20 de fevereiro na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, reunindo 173 livros para crianças e jovens dedicados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.A iniciativa destaca também seis títulos portugueses selecionados entre centenas de candidaturas ao Bologna Ragazzi Award 2025.
Entre as obras escolhidas estão: Apanhar ar, apanhar sol, de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho (Planeta Tangerina, 2022); Deputados do futuro, olá!, de Isabel Minhós Martins e Carolina Celas (Edições Assembleia da República, 2024); O Protesto, de Eduarda Lima (Orfeu Negro, 2020); O Retrato (aquilo que não se vê), de Clovis Levi e Ana Biscaia (Xerefé Edições, 2023); Pequeno e Precioso. O Cavalo-marinho, de Joana Bértholo e Mariana Malhão (INCM, 2021); e Uma casa é uma montanha é um chapéu, de Filipa Tomaz, Letícia do Carmo, Yara Kono e Fátima Alves (Trienal de Arquitectura de Lisboa, 2024).
Estas obras exploram de forma criativa e sensível temas ligados à cidadania, à participação cívica, à construção da identidade e à relação do ser humano com o mundo natural e com o espaço habitado.