No âmbito do centenário do nascimento de José Cardoso Pires, que nasceu há 100 anos, no dia 2 de outubro de 1925, DGLAB vai realizar a iniciativa Recordar José Cardoso Pires (1925–2025), no dia 29 de outubro, às 17h30, na Torre do Tombo, em Lisboa.
A sessão será antecedida pela exibição de um documentário sobre o escritor, convidando o público a revisitar a sua vida e a refletir sobre a atualidade e a permanência da sua obra.
Participam na conversa:
Inês Pedrosa, escritora, tradutora e editora, autora da fotobiografia de José Cardoso Pires, realizada durante a vida do autor e com a sua colaboração;
Bruno Vieira do Amaral, escritor, crítico literário e autor de Integrado Marginal, Biografia de José Cardoso Pires;
Rui Cardoso Martins, escritor, cronista e argumentista, coautor do filme Sombras Brancas (2023), inspirado em De Profundis, Valsa Lenta;
Rui Sousa, investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), especialista em literatura portuguesa moderna e contemporânea.
Com esta iniciativa, a DGLAB pretende celebrar e divulgar o legado literário e cívico de José Cardoso Pires, reforçando a importância da sua obra no panorama cultural português e internacional.
Fique atento às nossas plataformas digitais (Instagram e Facebook) e junte-se a esta homenagem a um dos grandes nomes da literatura portuguesa.