Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 26-10-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremio_megatendencias

Prémios Megatendências 2050: conto e ilustração

Prémios Megatendências 2050: conto e ilustração
Premios_Jovens_Criadores
Data :
04/10/2024

Jovens escritores e ilustradores desafiados a imaginar o futuro de Portugal.


Estão abertas as candidaturas para os Prémios Jovens Criadores – Megatendências 2050, promovidos pelo Centro de Competências de Planeamento de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Jovens escritores e ilustradores, entre os 18 e os 30 anos, podem concorrer a prémios até 3.000 euros com obras inéditas que reflitam sobre o futuro de Portugal num mundo em mudança.

O concurso Megatendências 2050, uma colaboração entre o PlanAPP e a DGLAB, visa incentivar a participação de jovens criadores portugueses ou residentes em Portugal, oferecendo duas modalidades de prémio: Prémio de Conto e Prémio de Ilustração. Ambos se destinam a autores com idades entre os 18 e os 30 anos e têm como ponto de partida o relatório preliminar "Megatendências 2050 – Um Mundo em Mudança: Impactos em Portugal", que aborda grandes tendências globais como as alterações climáticas, a digitalização ou a evolução demográfica.

Na categoria de Prémio de Conto, os participantes devem submeter textos inéditos em português, abordando as temáticas discutidas no relatório. Já no Prémio de Ilustração, as obras podem inspirar-se na temática geral do relatório ou numa das nove megatendências destacadas, como o agravamento das alterações climáticas, a aceleração do desenvolvimento tecnológico ou os novos desafios à democracia.

As candidaturas estão abertas até 15 de novembro de 2024, com prémios monetários atribuídos aos três primeiros lugares de cada categoria: 3.000 euros para o primeiro lugar, 2.000 euros para o segundo, e 1.000 euros para o terceiro. Para além da recompensa financeira, os trabalhos vencedores poderão ser publicados no relatório "Megatendências 2050 – O Mundo em Mudança: Impactos em Portugal", a ser lançado no primeiro trimestre de 2025, ou integrar a exposição no Encontro de Prospetiva da Administração Pública, agendado para o próximo ano.

A avaliação das obras será realizada por um júri composto por figuras de renome, como o professor Carlos Fiolhais, no júri do Prémio de Conto, e o artista plástico e professor Manuel San Payo, no júri do Prémio de Ilustração, juntamente com representantes das entidades organizadoras.

Os Prémios Jovens Criadores – Megatendências 2050 inserem-se no âmbito do “Estudo das megatendências em Portugal”, projeto colaborativo entre o PlanPP e a RePLAN, que, entre outros objetivos, visa identificar e monitorizar de forma regular um conjunto de megatendências relevantes para o futuro de Portugal, analisando os potenciais impactos a nível nacional. 

Este concurso representa um desafio estimulante para os jovens talentos nacionais, oferecendo-lhes uma plataforma para expressar a sua visão sobre o futuro de Portugal e do mundo. 

Todos os detalhes, convocatórias e regulamentos de participação encontram-se disponíveis aqui:

Convocatória do Prémio Ilustração Megatendências